A Cor da Coragem – Julian Kulksi – Editora valentina
“ Qual é a cor da coragem?
Vermelho, é claro.
Pois em tempo de guerra
coragem é arriscar o próprio sangue”. Julian Kulski
Este livro não-ficção vai nos contar a emocionante história de Julian, um jovem soldado que lutou bravamente pela liberdade de seu país ocupado e destruído pelos inimigos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após a guerra, com intensa dificuldade de seguir em frente e totalmente perturbado pelos traumas deixados pela Guerra, Julian é aconselhado por seu terapeuta a escrever suas memórias em um diário, a fim de se libertar de todo o trauma do passado. É assim que surge esta obra, e é assim que ficamos conhecendo sua história.
Este livro nos dá a certeza de que a guerra tirou não só a vida dos que morreram, mas principalmente a dos que sobreviveram. A marca deixada jamais se apaga. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa biográfica é na ordem cronológica dos acontecimentos oficiais, ano após ano de guerra. A história nos é apresentada pela visão de Julian, que, no início tinha apenas 10 anos e, ao final, 16. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Falando na idade dele, algo surpreende nesta história é a quantidade de crianças que perderam sua infância para a batalha. Julian foi um desses. Quando entrou para a resistência, tinha apenas 14 anos de idade. Bem absurdo e triste pensar nisso. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como amante do estudo voltado para a II Guerra Mundial, gostei muito deste relato biográfico. A história de Julian traz uma visão diferentes do que consta na maioria das biografias de sobreviventes da Guerra. Geralmente, os livros publicados relatam histórias sobre os campos de concentrações na visão dos judeus perseguidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já aqui, o leitor entra em contato com a guerra pelos olhos de um menino católico, polonês e que participou da resistência na linha de frente, ou seja, temos descrições BEM detalhadas das batalhas em si. Dos tiros, dos bombardeios e de como tudo isso afetou os combatentes, pessoas que abandonaram seus familiares e abdicaram de sua vida para defender o país.
Para quem gosta de estudar o tema, indico bastante o livro A Cor da Coragem. A edição está repleta de fotos, de informações e em uma linguagem de fácil compreensão a todos. O livro contém 412 páginas na sua integralidade, páginas brancas com a diagramação confortável a leitura. Um trabalho realmente caprichado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Impossível não se emocionar e se entristecer com tamanho sofrimento, mas, ao final, nos alegramos de saber sobre as bondades que existiram em meio a tanto caos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nós vamos sempre procurar nos lembrar, porque: “Sem memória, não há justiça”!
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.