Casamento em Família é uma adaptação da peça escrita por Michael Jacobs, com roteiro e direção feitas pelo próprio autor. Isso dá um controle e domínio do material único, e pode dar muito certo, como foi o caso de Florian Zeller em Meu Pai (2020). Mas neste caso, falta força no texto e como obra cinematográfica em si.
Michelle (Emma Roberts) e Allen (Luke Bracey) estão juntos há algum tempo e Michelle está começando a querer dar o próximo grande passo e se casar. Mas Allen não tem tanta certeza e entra em pânico. Desesperados, os dois recorrem aos pais. Mas eles têm seus próprios segredos. Quando o casal decide que todos podem se encontrar para jantar, o caos se instala, pois ambos os pais parecem ter uma conexão com o parceiro um do outro.
Todo o inicio do filme tem uma sequência que é extremamente parecida com uma peça de teatro, ambientes fechados, longos diálogos entre os casais, apenas cortando de um pro outro, chegando a ser até um pouco enfadonho.
As coisas só ficam interessantes de verdade quando os personagens todos se cruzam e as tensões criadas são expostas, mas essa estruturação de dividir os personagens em pares continua igual.
A força do filme está sem dúvidas no seu elenco estrelado: Diane Keaton, Richard Gere, Susan Sarandon e William H. Macy carregam o filme nas costas com seus carismas, todos parecem estar se divertindo, principalmente Gere e Sarandon. Já Emma Roberts e Luke Bracey, o núcleo mais jovem e que motiva a união de todos, é também o mais chatinho e desinteressante.
Tirando fato de termos um grande white people problems aqui, o texto acerta em cheio em algumas observações sobre relacionamentos, mas em outras se torna redundando, assim como o humor que oscila muito. Também é difícil não pensar que vários dilemas estabelecidos poderiam ter sido “resolvidos” com um relacionamento não-monogâmico, mas isso sequer é colocado em questão. Uma oportunidade perdida de atualizar o texto original da peça de 1982.
Casamento em Família deve com certeza falar mais próximo de quem já é experiente, constituiu família e tem sua grande carga de acertos e arrependimentos em seus relacionamentos, mas não consegue transpor toda a carga dramática do texto teatral para o filme.
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