Michael Jordan, considerado por muitos o melhor jogador de basquete de todos os tempos, revolucionou o esporte de uma maneira geral, dentro e fora das quadras. Em Air: A História por trás do Logo, filme dirige por Ben Affleck, vemos os bastidores da negociação milionário do então novato Jordan com a Nike, que tinha uma fatia do mercado de basquete muito inferior ao de suas concorrentes na época, sendo um verdadeiro divisor de águas no mundo dos esportes e da cultura contemporânea com a marca Air Jordan
Olhando de longe, o projeto parece ser apenas uma tentativa de fazer um grande comercial de tênis e explorar a imagem de Jordan, que rende muito até hoje. Mas o que encontramos é algo realmente inesperado, devido qualidade do longa.
A começar pela “ausência” de Jordan, uma decisão ao mesmo tempo ousada e sensata. Nós só vemos o jovem astro de costas, ou sua silhueta, o que ajuda a manter uma certa mística em volta dele e principalmente não o deixando roubar os holofotes, afinal não se trata de uma biografia, mas de um recorte bastante específico, que comprovadamente segura um filme todo. Existem também imagens de arquivos reais de lances de Jordan jogando pela sua faculdade na Carolina do Norte que ajudam a dar um gostinho especial sem invadir completamente a trama.
Toda a negociação é concentrada principalmente em dois personagens: o representante da Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon) e a mãe de Michael, Deloris Jordan (Viola Davis), ambos incríveis, mostrando força e resiliência de maneiras diferentes.
O restante do elenco também está muito bem, Jason Bateman, Chris Messina, Matthew Maher, Chris Tucker, o próprio Affleck, e até mesmo uma pequena participação de Marlon Wayans tem seu grau de importância bem registrado no roteiro redondo de Alex Convery.
A escolha da trilha sonora também é outro acerto, cheio de hits dos anos 80 elas dão um ótimo clima e embalam a trama conduzida de forma muito segura por Affleck, que como fã de basquete, consegue de fato mostrar a importância da marca para o esporte num geral, e tudo isso sendo muito bem humorado cheio de ótimos diálogos e piadas.
É inegável a sensação de sair do cinema e automaticamente querer pelo menos dar uma olhadinha nos preços de um Air Jordan, mas se isso não acontecesse, provavelmente teria falhado em sua missão.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.