PUBLICADO EM 26/10/2023

Mussum, O Filmis

 

Mussum, O Filmis

As cinebiografias sempre são um grande atrativo no cinema, principalmente as musicais, e em Mussum, O Filmis temos isso, mas ela se divide com o lado humorista da grande personalidade que foi o trapalhão, por isso o filme ganha e muito com a camada de comédia que domina todo o longa.

O filme conta a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, dos Trapalhões, interpretado por Aílton Graça. Passando pela infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira e o sucesso com o grupo Originais do Samba, além dos bastidores como integrante dos Trapalhões e a relação muito próxima com sua mãe.

Após um início onde vemos Mussum numa esquete clássica, já consolidado como humorista, voltamos até o passado, na sua humilde infância (interpretado por Thawan Lucas) e a relação com sua mãe (Cacau Protásio e mais tarde Neuza Borges). E ai está um grande acerto, o coração do longa se encontra na relação de dona Malvina e Carlinhos, como ela o chamava, mesmo depois de adulto. É muito singela e bem construída, além de Cacau também entregar bons momentos de comédia.

Ao chegar na vida adulta, agora interpretado por Yuri Marçal, Mussum entra para a vida militar, mas é no samba que seu coração está, e junto com os Originais do Samba consegue grande sucesso. É muito divertido ver outros grandes artistas que cruzam caminho com ele, como Elza Soares, Cartola, Jorge Ben Jor e Alcione, são pequenas participações especiais, mas que dão um charme a mais, além de fazer a trilha sonora ser impecável.

Entrecortando a história linear, temos algumas esquetes clássicas do Mussum recriadas a perfeição, e ai vai da pessoa e do tipo de humor dela para que ela goste ou não. Mas é o tipo de humor bobo e de riso fácil, que com certeza consegue pegar todo mundo justamente pela simplicidade.

Passando do encontro com Grande Otelo, com seu trabalho com Chico Anysio até finalmente chegar a compor os Trapalhões com Renato Aragão (Gero Camilo), Dedé Santana (Felipe Rocha) e Zacarias (Gustavo Nader), vemos a importância e o talento de Mussum e o quão grande ele foi no seguimento do humor brasileiro.

Fora sua relação com a mãe, a relação familiar do protagonista não é muito bem explorada, sua irmã pouco aparece, sua primeira esposa e filho somem depois da parte inicial, e só é lembrado que ele teve 6 filhos já nos créditos finais.

Um tanto clichê, mas com boas atuações e passando todo o clima alto astral da vida agitada de Mussum, que tinha como grande dilema se dividir entre a comédia e a música, o longa é divertido e comum toque de emoção capaz de cativar o público.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS