PUBLICADO EM 05/12/2023

Wonka

 

Wonka

Wonka é mais uma adaptação baseada na obra de Roald Dahl, que já teve A Fantástica Fábrica de Chocolate de 1971 com Gene Wilder e em 2005 com Johnny Depp vivendo o excêntrico protagonista Willy Wonka. Mas a proposta de Wonka diferente, contando a história antes dele se tornar dono da maior fábrica de chocolates do mundo.

É verdade que no longa de 2005 temos flashbacks que contam a infância de Willy e também seu encontro com os Oompa-Loompas, coisa que não temos no filme original, mas isso meio que tirava o encanto do mistério por trás do protagonista. O fato de sabermos tão pouco dele torna tudo mais misterioso e cativante. Sem falar que toda a motivação do filme de 2005 se baseia num trauma de infância não resolvido. Então será que realmente valeria a pena voltar novamente ao passado para contar a história de origem dele?

Na trama temos Willy Wonka (Timothée Chalamet), um jovem e pobre mágico, inventor e chocolateiro, que chega numa cidade para realizar seu sonho de vender seus chocolates, mas para tal precisa enfrentar um cartel de gananciosos empresários com suas próprias lojas de doce.

A comparação entre as versões anteriores do protagonista é inevitável, mas vale lembrar que este é um Wonka mais jovem que os demais, que ainda busca realizar seus sonhos, muito mais inocente, que não está cansado e desiludido com o mundo, e procurando um substituto. E não necessariamente ele siga o mesmo passo dos anteriores, já que apesar de se basear na obra de Dahl, aqui temos uma história original. Por isso Chalamet se encaixa perfeitamente, ele personifica essa versão mais sonhadora, delicada e juvenil de Wonka de forma excelente.

Paul King, diretor e também roteirista ao lado Simon Farnaby, já havia feito um excelente trabalho nos dois filmes de Paddington, e aqui ele acerta na mosca mais uma vez. Com cenários lindos, e tomadas muito bem elaboras, que as vezes nos remetem a Wes Anderson (caso ele fizesse algum filme da Disney), ele cria uma atmosfera deslumbrante, que enchem os olhos.

Em nenhum momento ele fica medo da parte musical do filme, entregando passagens lindas e divertidas, com canções cativantes que movem a trama. Parece que ele tinha total consciência que não conseguiria fazer musicas melhores que Pure Imagination e a clássica canção dos Oompa-Loompas, então ele nem tenta, utilizando elas com instrumental e variações na letra.

Todo o elenco de apoio está incrível, mesmo com os vilões caricatos, tudo se encaixa dentro da proposta do filme infantil e surrealista. Mesmo que Willy seja o protagonista a jornada de Noodle (Calah Lane) é tão importante e interessante quanto.

O que chama realmente a atenção em Wonka é sua sensibilidade, é além do estilo visual incrível, trazer aquele encantamento e brilho no olhar de alguém que está perseguindo seu sonho. Wonka é capaz de fazer crianças e adultos darem risada e se emocionar e se deliciarem num mundo cheio de imaginação.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS