Divertidamente (2015) foi um dos grandes acertos da Pixar ao trazer toda a magia e delicadeza de seus projetos habituais mas tratando de algo bastante complexo como a mente humana em formação, representado emoções de uma criança, fazendo inclusive um ótimo retrato lúdico da depressão. Com o inevitável anúncio de sua sequência, era difícil não ficar ao mesmo tempo empolgado com as possibilidades e com receio de simplesmente termos uma continuação sem propósito.
Na trama da animação, retornamos à mente da agora adolescente Riley no momento em que a sede está passando por uma demolição repentina para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas Emoções! Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo, que há muito tempo administram uma operação bem-sucedida em todos os aspectos, não têm certeza de como se sentir quando a Ansiedade aparece, juntamente com Inveja, Vergonha e Tédio.
Riley está totalmente adaptada a sua nova rotina, tem novas amigas, e suas emoções também estão totalmente confortáveis administrando sua mente, mas com a chegada da puberdade, muita coisa muda. As novas emoções, são mais complexas e mais difíceis de lidar, e este é o maior desafio do novo longa.
Divertidamente 2, usa a ótima base estabelecida pelo primeiro filme e apenas adiciona alguns novos conceitos, além da novas emoções, e em cima disso as antigas emoções acabam tendo que fazer sua jornada pelo cérebro da Riley, assim como Alegria e Tristeza fizeram anteriormente, ou seja é uma grande repetição do que já vimos e funcionou no primeiro filme.
Não deixa de ser uma ótima aventura passear novamente pelo cérebro com esses personagens super carismáticos, mas fica a impressão que Kelsey Mann, diretor estreante em longas metragem e também roteirista ao lado de Dave Holstein e Meg LeFauve, quis apostar no seguro, sem se arriscar muito, entregando um trabalho competente, mas que fica enfraquecido se comparado ao seu antecessor.
De qualquer forma, é impossível não se divertir e se emocionar, como os grandes filmes da Pixar tem a capacidade de fazer com seus público. Pra quem já sofreu com um ataque de ansiedade de verdade ou situações parecidas vai conseguir se envolver ainda mais.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.