Imagine um típico filme de buddy cop norte-americano, estilo Máquina Mortífera, Duro de Matar 3 ou Bad Boys, só que no Brasil. Aliás, mais do que só se passar no Brasil, Cabras da Peste transpira brasilidade.
Na trama, Bruceuilis Nonato (Edmilson Filho) é um policial do interior do Ceará que, para resgatar Celestina, uma cabra considerada patrimônio da cidade, viaja até São Paulo. Lá encontra Trindade (Matheus Nachtergaele), um escrivão da polícia que resolve se aventurar em campo, para mostrar seu valor como policial.
O filme obviamente presta diversas homenagens ao gênero, desde o nome do protagonista e seus irmãos até a trilha sonora que transforma The Heat is On, música tema de Um Tira da Pesada, em Calor do Cão na voz de Gaby Amarantos, mas ao invés de se escorar apenas nisso, existe vários elementos que fazem o longa ter sua identidade brasileira própria.
Um bom exemplo disso é cena no ônibus, com um retrato muito engraçado de como é pegar transporte público numa cidade como São Paulo, ou as ótimas participações da motorista de Uber, Josimara (Evelyn Castro).
Edmilson Filho está totalmente a vontade em seu papel e nas cenas pontuais de luta chegam até a surpreender positivamente. Por outro lado Nachtergaele parece ter um pouco mais de dificuldade em encontrar o tom de seu personagem, parecendo meio engessado entre o pastelão e a seriedade. Existem vários conhecidos da cena de humor brasileira, mas ver Falcão sem seus trajes espalhafatosos e como principal vilão é algo digno de nota.
Com um roteiro extremamente simples e efeitos especiais duvidosos, o filme tem total consciência de suas limitações, e ainda bem, em nenhum momento se leva a sério, afinal de contas o ponto de partida é o rapto de uma cabra, que se desenrola em tráfico de drogas em meio ao carregamento de rapadura.
Entre muitos momentos de galhofa descarada é possível se divertir bastante com Cabras da Peste, que em meio a uma fórmula enlatada, consegue inserir elementos mais próximos da nossa realidade brasileira, que é debochada por natureza.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.