Campeões, novo filme dirigido por Bobby Farrelly, trata-se um remake do longa espanhol Campeones (2018) de Javier Fesser. E apesar de todas os alertas que isso possa acionar, a simplicidade, eficiência e ternura da história funcionam muito bem.
A trama acompanha Marcus (Woody Harrelson) ex-técnico de basquete da liga secundária que, após uma série de erros, é ordenado pelo tribunal a gerenciar um time de jogadores com deficiência intelectual.
Farrelly tem muita experiência com comédias, tendo dirigido junto com seu irmão Peter, pérolas nos anos 90 como Debi & Loide, Quem Vai Ficar com Mary? e Eu, Eu Mesmo e Irene, mas após seu irmão ter sucesso em seus trabalhos solo como Green Book e Operação Cerveja, Bobby se lança em seu primeiro longa metragem solo.
É perceptível algum resquício do humor besteirol com determinadas piadas, mas elas são bem pontuais, o humor está bastante presente nos bons diálogos do roteiro adaptado por Mark Rizzo. Sem falar em outras várias situações que é impossível não dar um sorriso sincero simplesmente por alguma cena fofa. O clima leve e alegre também é composto por boas escolhas musicais descoladas como Vampire Weekend, Dayglow e The Linda Lindas.
Todo o time de basquete é composto por atores com deficiência intelectual de verdade, e todos são muito bons, com destaque para nomes como Kevin Iannucci e Madison Tevlin, que acabam até apagando o brilho de Woody Harrelson, que também está ótimo, mas não chega a ser muito exigido.
O longa sabe usar muito bem os clichês de filmes de esporte e superação, mas sem cair na armadilha de soar apelativo ou muito melodramático, o que facilmente poderia acontecer. Campeões trabalha muito bem a questão da inclusão, mostrando pessoas diversas, com condições de níveis diversos, mas nunca os subestimando.
Envolto de momentos engraçados e comoventes, o longa sabe trabalhar bem seus personagens secundários num roteiro bem amarrado, mostrando que a qualidade do filme pode e deve se igualar a importância da sua discussão fora das telas.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.