PUBLICADO EM 10/09/2018

Comparação de Cores de “Batman – Ano Um” em Diferentes Edições

 

Comparação de Cores de “Batman – Ano Um” em Diferentes Edições

Olá pessoal, recentemente tive a maravilhosa oportunidade de comparar a mesma história Batman – Ano Um em formatos diferentes. Pude ver como a coloração das páginas ficou bem distinta da edição encadernada mais atual da editora Panini, em comparação ao formatinho da 2°série do Homem-Morcego da editora Abril, de 1987.

Foi um espetáculo visual, algo muito interessante de se comparar, coisa que fiz uma vez também com a edição Batman – A Piada Mortal e fiquei super abobalhado.

É interessante como tendências de cores das duas épocas se refletem nas páginas. Acredito que no encadernado quiseram dar uma sobriedade maior, tornar mais sombrio e realístico, buscando cores mais opacas, foscas, deixando-as num tom uniforme, enquanto nos formatinhos nos deparamos com cores mais vivas, claras e uma coisa que, era um pouco comum nessas edições desse formato, é q as cores mudavam muito frequentemente, num quadro o céu ou o prédio ou a camisa de um personagem está azul, no outro quadro as cores já são outras, essa inconstância parecia não ser importante pra os editores, coloristas ou editoras da época.

De qualquer forma, na minha opinião, fico sem saber qual coloração escolher, acredito que, como já disse antes, essas cores refletem muito sobre o contexto da época que foram inseridos. Resumindo, todos os tons, cores e tudo mais, têm sua devida importância. Recomendo a todos amantes da nona arte que tenham uma experiência assim um dia, comparem edições atuais com antigas publicações, é algo realmente gostoso de se fazer e que exprime além de cores, contextos culturais de épocas distintas.

Vale lembrar que não só nessa edição antiga do Batman, como em várias outras edições, de outros personagens, as cores eram alteradas sem muito critério pelas editoras brasileiras, em comparação com as hqs originais dos EUA. As  edições encadernadas mudam a coloração pra seguir com fidelidade como foi concebida a obra original, visto que hoje o acesso a essas edições importadas é bem mais fácil do que antigamente e o público alvo colecionador é mais exigente em relação a fidelidade do material editado aqui no Brasil

Pra encerrar, a 2°série do Batman da editora abril, foi publicada entre setembro de 1987 e dezembro de 1988 em 16 edições, contou com histórias do Batman ano 1 e ano 2, roteiros de Frank Miller, arte de David Mazuchelli e Todd Mcfarlane, entre outros, além de histórias do nosso querido Morcego e do Menino-Prodígio, também constam histórias do Monstro do Pântano e do Questão.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro doUNIVERSO REVERSO.

 

 

SOBRE O AUTOR

Anderson Moura

Sou um Recifense poeta e artista plástico, estudante de ciências socias na UFPE, verdadeiramente apaixonado por música, cinema, séries, quadrinhos e cultura pop em geral. Amo estar com a família e amigos, ler sobre tudo e viver novas experiências. Vivo sempre numa certa nostalgia, principalmente em relação aos quadrinhos, o que me levou a criar um sebo virtual sobre essa incrível nona arte. E caso vc queira me seguir no instagram, o perfil é @nerdpoesia (ou clicando no meu nome) e lá vc encontra a tag #sebodoanderson com várias HQs, mangás e outras edições diversas a venda. Te aguardo lá.

 

 


RELACIONADOS