Este terceiro e último ano de Desventuras em Série nos traz a conclusão da saga dos irmãos Baudelaire. O fim se inicia exatamente no gancho do final da segunda temporada, onde após os eventos trágicos no Espetáculo Carnívoro, Violet (Malina Weissman) e Klaus (Louis Hynes) são largados no desfiladeiro dentro do vagão de trailer enquanto Sunny (Presley Smith) é sequestrada por Conde Olaf (Neil Patrick Harris) e sua trupe.
Passado este primeiro sufoco, os irmãos mais velhos terão que resgatar a irmã caçula no alto da Montanha de Mão-Morta e pra tanto será necessário escalar O Escorregador de Gelo (nome do arco e livro aqui adaptado) formado por uma cachoeira congelada. Com uma ajuda inesperada Violet e Klaus descobrem a base da organização secreta C.S.C. e um vínculo inesperado entre Sunny e o Homem com Mãos de Gancho (Usman Ally) surge.
Novos vilões surgem trazendo um pouco do passado de Olaf e um plano mais ambicioso que apenas a fortuna dos órfãos. Ao final deste arco laços são desfeitos e outros são criados e numa fuga pelo escorregador de gelo os Baudelaire acabam indo parar no mar e encontram o submarino Queequeg (em referencia ao personagem de Moby Dick).
A busca pelo item cobiçado pela namorada de Conde Olaf, Esmé Squalor (Lucy Punch) levam todos os envolvidos até A Gruta Gornônea, onde o perigoso fungo Mycelium Medusóide é encontrado. A esta altura a trama está mais intrincada e as mudanças de cenário não são tão aleatórias como no começo. O fungo se torna elemento crucial na trama daqui pra frente e cada vez mais descobrimos o passado da organização secreta e de como Lemony Snicket (Patrick Warburton) não é apenas um narrador mas de fato um personagem nesta narrativa.
O Penúltimo Perigo começa na mesma praia onde os Baudelaire recebem a trágica noticia da morte de seus pais mas ao invés de acompanhar Paul (K. Todd Freeman) eles resolvem ir com Kit Snicket (Alison Williams) para o Hotel Desenlace onde vários personagens já conhecidos são convocados para tentar ajudar o orfãos, que a princípio tem que se disfarçar de concierges do Hotel para descobrir qual dos dois gerentes gêmeos é o confiável Frank ou o malvado Ernest (interpretados por Max Greenfield).
Após muita discussão, lavagem de roupa suja, segredos do passado vindo a tona e mais um incêndio criminoso, Baudelaires e Conde Olaf são obrigados a fugir juntos num barco e chegam numa ilha remota onde O Fim, irá acontecer, sem antes eles terem que lidar com um líder muito estranho entre os náufragos.
A série transita sempre entre a comédia absurda pastelão e um drama melancólico, e pra quem já chegou até aqui se acostumou com isso. Os efeitos especiais parecem ter melhorado nesta parte final e as pontas soltas sobre o passado dos pais dos Baudelaire, Conde Olaf e a C.S.C. são amarradas. Também há uma suavização em relação a conclusão dos livros, que deixa em aberto o final dos órfãos, aqui a Netflix insere um pequeno epílogo para deixar as coisas mais claras e otimistas.
No final das contas a série entretêm e diverte, não se estendendo mais do que o necessário, deixando o público sempre atento e sendo bastante fiel ao material original.
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