Five Nights at Freddy’s começou como um pequeno jogo de survivor horror, onde assumimos o controle de um segurança noturno, e através de câmeras de seguranças é necessário sobreviver a 5 noites de ataques de bichos animatrômicos numa pizzaria. Logo após o estrondoso sucesso, continuações e exploração de outras mídias, como livros, foram acontecendo, e eventualmente chegamos a adaptação cinematográfica, produzida pela Blumhouse e distribuída pela Universal Pictures.
A trama acompanha Mike Schmidt (Josh Hutcherson), um segurança que decide aceitar emprego em uma pizzaria local abandonada para não perder a guarda de sua irmã (Piper Rubio). Porém, após fazer uma descoberta terrível sobre os animatrônicos do local, Mike é forçado a sobreviver e encarar traumas do passado.
Um dos grandes atrativos da franquia são justamente as criaturas, que um dia poderiam ter sido até simpáticas, mas com a ação do tempo ficam meio bizarras. Os responsáveis pelos bonecos, Jim Henson’s Creature Shop, são referência absoluta no seguimento, e entregam um ótimo visual, muito fiel aos jogos, e todos os efeitos práticos deixam a movimentação dos bonecos exatamente como deveriam ser, meio estranha, assustadora, mas sem exagerar.
E justamente a falta de exagero, por assim dizer, é o maior problema do filme. A produção na verdade se perde um pouco no tom. Sua censura é 14 anos, não permitindo que avance muito na violência, o que pode deixar o público mais velho decepcionado, por conta disso talvez, ele aposta num aprofundamento na história do protagonista, o que pode fazer um público mais jovem um pouco entediado.
O aprofundamento de Mike na primeira meia hora de filme é muito bem vindo, mas após isso parece que a diretora Emma Tammi, que também roteiriza ao lado de Seth Cuddeback e Scott Cawthon, criador da franquia, tentam dar muito mais drama e substancia do que o necessário. É um filme muito mais dramático do que divertido, e isso não é exatamente o que se espera de um filme desse tipo.
A título de comparação, Willy’s Wonderland – Parque Maldito, filme de 2021 protagonizado por Nicolas Cage, que usa basicamente a mesma premissa do jogo, acerta melhor a vibe esperada, indo direto ao ponto, sem muitas firulas, e isso não quer dizer que seja um filme melhor, até porque o valor de produção é bem menor, mas ele entrega aquilo que se espera.
Outro ponto é que existem uma falta de consequência para os personagens que morrem que é quase inexplicável. A polícia simplesmente não se importa com pessoas desaparecidas, ou até mesmo com literalmente uma pessoa morta na sala da casa de alguém, simplesmente não há repercussão nenhuma.
Há claramente a intenção de trazer o sucesso dos games para os cinemas, estabelecendo uma franquia, e por conta disso, poderiam ter apostado em algo mais simples, deixando pra expandir ainda mais a história futuramente.
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