Benoît Delhomme é um diretor de fotografia francês que tem sua primeira experiência como diretor de um longa metragem em Instinto Materno, filme roteirizado por Sarah Conradt, baseado no livro escrito por Barbara Abel.
A trama acompanha a vida aparentemente perfeita das amigas Alice (Jessica Chastain) e Céline (Anne Hathaway), quando tudo desmorona após um trágico acidente envolvendo um de seus filhos. O que começa como uma tragédia inimaginável acaba transformando a amizade entre elas em um jogo perigoso de segredos e mentiras. À medida que a culpa toma conta das famílias, a linha entre a maternidade e a obsessão se torna tênue, revelando o lado mais sombrio do instinto materno.
O longa é ambientado nos anos 60, e há um cuidado com os penteados e os figurinos, o cenário fica majoritariamente nas duas casas e ocasionalmente no carro, mas o diretor é experiente neste sentido não deixando esta falta de diversidade atrapalhar o andamento das coisas.
O foco do filme são as atuações das protagonistas, que estão muitíssimo bem. É interessante ver a amizade se transformar em culpa, depois paranoia e obsessão, até chegar no dedo na cara e gritaria. A uma pequena montanha russa de emoções, sobre quem está realmente certa na situação, se há um exagero de ambas as partes, ou não, e isso só funciona pois temos duas grandes atrizes em cena.
O roteiro é bem arquitetado para nos deixar nessa dúvida e apreensão, mas ele perde um pouco em relação a narrativa do livro, que nos deixa mais ainda na dúvida pela narrativa em primeira pessoa, acentuando a questão da dúvida. O diretor cita que uma das suas influências é Alfred Hitchcock, mestre do suspense, e é possível notar isso, mas ao mesmo tempo parece uma coisa muito mais leve, falta uma coragem para levar o filme para outro nível.
De qualquer forma, Instinto Materno é um bom suspense, que consegue prender a atenção até o final, que é um tanto surpreendente, em se tratando do mainstream de Hollywood. Muita gente pode até torcer o nariz, mas as vezes é muito bom ficar com aquele gostinho agridoce na boca, sabendo que nem sempre as coisas acabam as mil maravilhas.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.