Loucas em Apuros (Joy Ride no original) é o primeiro filme dirigido por Adele Lim, que tem experiência como roteirista em filmes como Raya e o Último Dragão e Podres de Ricos. Aqui ela desenvolve a história junto de Cherry Chevapravatdumrong e Teresa Hsiao, que escrevem o roteiro. Sem muito mistério, essa é uma das comédias mais divertidas do ano.
Na trama, vemos Audrey (Ashley Park) e Lolo (Sherry Cola) firmarem amizade desde crianças, quando adultas, Audrey precisa ir numa viagem de negócios para China e Lolo se une a ela como tradutora. Junto de Olho de Peixe Morto (Sabrina Wu) e Kat (Stephanie Hsu) acabam indo procurar da mãe biológica de uma delas, e enfrentam situações inusitadas.
O longa acaba sendo uma espécie road trip, mostrando o choque cultural de diferentes países e uma busca de identidade e afirmação própria, mas tudo isso com ótimas piadas, sem quase nenhum freio ou restrição de assuntos, e situações divertidas e diálogos impagáveis.
A bem da verdade, nada aqui soa muito original, provavelmente você já viu muito disso em outras produções, como recentemente em La Situación, ou no próprio Podres de Rico, com a questão da descoberta da sua própria identidade. Mas existe aqui um valor de produção muito maior do que a produção brasileira poderia oferecer, além de uma polidez no roteiro e atuações muito superiores.
Você pode até entrar na experiência meio reticente, mas o filme e suas protagonistas vão te ganhando aos poucos, é difícil achar alguma piada que não funcione. Talvez uma ou outra soe meio forçada ou estúpida demais dependendo do seu ponto de vista, mas o timing delas é quase sempre certeiro.
A diretora sabe se aproveitar de elementos de enorme sucesso da cultura asiática como Doramas e K-pop, não apenas como elementos de roteiro, mas na estética também. Mas para além da comédia, quando ele se propõem a ser mais sério e dramático, também funciona, de forma até surpreendente.
Sem papas na língua, Loucas em Apuros, se utiliza de clichês muito bem utilizados para entregar uma excelente comédia, dando espaço para cada uma de suas protagonistas brilhar a sua própria maneira. Por vezes exagerado e inconsequente, mas com muita personalidade, sem medo de errar.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.