PUBLICADO EM 07/08/2023

The First Slam Dunk

 

The First Slam Dunk

Slam Dunk é originalmente um mangá escrito e desenhado por Takehiko Inoue, serializado na revista Weekly Shōnen Jump entre 1990 até 1996. A história é sobre um time de basquete da escola secundária japonesa Shōhoku, tendo como protagonista Hanamichi Sakuragi, um delinquente e líder de uma gangue que acaba entrando para o time.

Logo a pergunta que fica é: The First Slam Dunk, filme animado que conta com a direção e roteiro do próprio Inoue, é uma adaptação, continuação ou uma história original? E a resposta é que é um pouco de tudo.

No longa o protagonista é Ryota Miyagi, armador do time, que sempre foi um personagem secundário tanto no mangá quanto na adaptação na série de anime de 1993. Enquanto conhecemos seu passado e sua motivações para jogar basquete através de flashbacks, acompanhamos a principal partida do tornieo colegial, quando o Shohoku enfrenta o famoso e vitorioso time de Sannoh.

A animação mistura 2D com 3D, o que a princípio parece meio estranho no que diz respeito a movimentação dos personagens ou na diferença entre eles e os cenários, mas quando você acostuma, percebe como é bonito e bem feito, principalmente quando estamos na quadra de jogo com jogadas absurdas feitas, com excelente uso de câmera lenta, closes, e ângulos que nenhum jogo real poderia oferecer.

E mesmo com os personagens dando pulos quase impossíveis e correndo na velocidade da luz, tudo é muito respeitoso com o esporte em si, por isso quem gosta de basquete vai se deleitar e se divertir muito. Mas o grande trunfo do longa é justamente conseguir agradar também quem não tem tanto contato assim, pois como todo filme de esporte a superação e a garra falam mais alto, e esse são sentimentos universais.

Além disso a história de Ryota é muito boa e emocionante, sua relação com o irmão e a mãe é complexa e construída nos flashbacks de forma perfeita. Nunca fica desconexa ou entrando de forma aleatória. Além disso temos alguns passagens dele com outros integrantes do time, que apesar de serem coadjuvantes, tem seu momento de brilhar, principalmente Sakugari, que tem uma personalidade marcante, e é sempre impagável.

Mesmo que provavelmente você já saiba como tudo vai acabar, seja por já ter lido o mangá ou não, a ação durante o jogo se desenvolve de forma empolgante e é impossível não vibrar com os lances, e dar aquela segurada na respiração no final. Isso porque Inoue tem muito controle sobre o desenrolar da ação e sabe utilizar muito bem os sons e a ausência deles.

Capaz de cativar quem nunca teve contato com a obra e óbvio aquele fãs de longa data, The First Slam Dunk é muito competente na construção do drama pessoal de Ryota, e na ação do jogo, intercalando tudo sem deixar nada entediante. É o tipo de filme que te faz sair do cinema e ir direto pra uma quadra de basquete bater uma bolinha com os amigos.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS