PUBLICADO EM 20/02/2025

Um Completo Desconhecido

 

Um Completo Desconhecido

Bob Dylan é possivelmente um dos artistas mais interessantes  e relevantes de todos os tempos. Sua influência ao longo dos anos 60 gerou todo um debate sobre os gêneros folk e rock, sem falar nas suas letras que abordavam questões políticas, socias e filosóficas de maneira que não eram comum na música popular.

Um Completo Desconhecido relembra um período decisivo na carreira de Dylan, em meados dos anos 60. Nessa época, o icônico músico norte-americano, conhecido por suas músicas acústicas, passou a adotar instrumentos de amplificação elétrica, botando em xeque sua tão aguardada participação no tradicional Newport Folk Festival.

O nome do longa reflete não apenas o trecho de “Like a Rolling Stone“, um de seus maiores hits, mas também toda uma mística gerada em torno da figura de Dylan, que era controverso, não falava muito de suas origens e rejeitava a fama que seu sucesso lhe trazia. O filme de 2007, Não Estou Lá, aborda a carreira de Bob Dylan sob uma perspectiva mais lúdica, com vários atores interpretando o cantor, com versões mais próximas da realidade e outras apenas fictícias.

O diretor James Mangold resolveu ser mais convencional na sua cinebiografia baseada no livro de Elijah Wald, se contendo apenas num recorte específico na carreira de Dylan. É uma decisão conservadora mas acertada, pois seria impossível contar a carreira toda de alguém da importância de Dylan em aproximadamente 2h, como várias cinebiografias tentam fazer e falham miseravelmente.

Timothée Chalamet mostra mais uma vez como é talentoso e versátil incorporando Dylan, com vários de seus trejeitos e até na maneira de cantar. É de conhecimento geral que Dylan nunca foi um grande cantor em termos técnicos, e isso ajuda Chalamet, que obviamente não precisa ser um cantor perfeito tecnicamente, embora o faça com competência. Até mesmo o jeito blasé e retraído do cantor é muito bem emulado por Chalamet.

Infelizmente os personagens que rodeiam o protagonista não são bem desenvolvidos. Sylvie Russo (Elle Fanning) e Joan Baez (Monica Barbaro) são interesses amorosos que parecem estar ali apenas para mostrar o quanto ele era complicado. Pete Seeger (Edward Norton), que aparece com um dos mentores de Dylan, tem bons momentos pontuais, mas não há um arco ou desenvolvimento propriamente dito.

Jogando no seguro, Um Completo Desconhecido é uma boa homenagem a figura de Bob Dylan. Mesmo não sendo inovador, entrega com competência bons momentos que com certeza vão agradar demais os fãs de longa data de cantor e atiçar a curiosidade de quem não o conhecia tão bem assim.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e X antigo Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS