O nono filme da franquia Velozes & Furiosos parece se libertar de algumas amarras que a mantinham, quase que literalmente, com os pés (ou rodas neste caso) no chão. E isso não é algo necessariamente algo bom.
Na trama, Dominic Toretto (Vin Diesel), está levando uma vida tranquila longe das pistas com Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho, o pequeno Brian, mas sabem que a qualquer momento, isso pode mudar. É o que acontece quando Dom reencontra seu irmão Jakob (John Cena), que é estimulado por Otto (Thue Ersted Rasmussen) e Cypher (Charlize Theron) a executar um plano de vingança.
Como já acontece a pelo menos uns três filmes, existe um fiapo de roteiro, com apenas mais uma grande ameaça sem pé nem cabeça, onde somos empurrados de uma perseguição maluca de carros para outra. É até engraçado como qualquer coisa tem que ser resolvido por meios automobilísticos. A grande diferença é que o diretor Justin Lin, que também trabalha no roteiro e produção, parece ter se desprendido de certas convenções que mantinham um certo nível de credibilidade. Sem falar no grande retcon feito para encaixar o personagem de John Cena.
É legal ver grandes cens de ação em alta velocidade, mas parece que chegamos num ponto onde nem eles sabem mais o que inventar, tendo que mandar os veículos pro espaço. Em outras partes parece que estamos vendo até um replay dos outros filmes. E é incrível como Isaac Newton não é creditado como roteirista, pois as leias da física são simplesmente contorcidas a vontade dos protagonistas. Simplesmente tudo é possível, e nada tem o mínimo de consequência. Isso torna tudo enfadonho, não interessa o quanto você se importe com aqueles personagens. Principalmente quando até quem já tinha morrido volta, e não que isso seja uma surpresa pois esta em todos os matérias promocionais. Inclusive se você viu o trailer você viu o filme inteiro, e não teve que gastar mais de duas horas de seu tempo.
Quem é fãs fervoroso da franquia talvez, e apenas talvez, consiga se entreter com este novo longa, e isso se não parar pra pensar muito. Existem vários personagens conhecidos do público que tem uma ou outra cena pequena apenas para dizer que participaram. Para aqueles que apreciam com mais moderação, talvez devam voltar pra outros filmes da franquia, onde pelo menos era possível se divertir com o mínimo de coerência.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.