PUBLICADO EM 16/01/2018

Voldemort: Origins of the Heir

 

Voldemort: Origins of the Heir

 

Voldemort: Origins of the Heir é um filme não oficial, feito inteiramente por fãs da franquia Harry Potter, que arrecadaram dinheiro através de uma plataforma online, apenas para cobrir os custos da produção. O filme é uma produção da empresa italiana Tryangle Films, com direção e roteiro de Gianmaria Pezzato.

O filme se propõem, como o título sugere, contar mais sobre a origem do vilão da franquia, Tom Riddle, que depois se torna o temível Lord Voldemort. A história se inicia com Grisha McLaggen, uma Auror (elite de bruxos que investigam a caçam bruxos das trevas) descendente de Godric Griffyndor, invadindo uma instalação russa atrás de algum importante artefato. Ela é capturada e ao longo do filme temos intercaladas cenas de seu interrogatório com cenas do passado de Riddle no último ano de Hogwarts e no ano seguinte a conclusão de seus estudos.

A proposta inicial de aprofundar o vilão no entanto, não cumpre seu papel. Muito do que nos é mostrado neste filme já apareceu nos filmes oficiais e principalmente nos livros (em Câmara Secreta e Enigma do Príncipe, acima de tudo). Alguns poucos momentos da juventude de Riddle em Hogwarts, com seus “amigos” das outras casas, todos descendentes dos fundadores da escola de magia e bruxaria, são exclusivos deste fan filme e nenhuma é particularmente inspirada. Inclusive o fato dele ser tão íntimo de estudantes de outras casas, que tinham uma visão de mundo bem diferente da dele, não faz muito sentido com o personagem que era extremamente arrogante, e desde a sua infância no orfanato tinha dificuldades de socialização.

Se esta foi uma tentativa de contar a “origem” mais detalhada do vilão, também é falha pois não mostra um ponto crucial em sua vida, quando ele vai em busca de seu pai e o mata, adquirindo o anel de sua família, e provavelmente criando sua primeira horcrux. Afinal de contas é o seu pai que representa o seu lado “trouxa” (aquele que não possuí poderes mágicos), que abandonou sua mãe após ela morrer, esse é um dos motivos que fazem Tom Riddle desprezar aqueles que não possuem poderes mágicos.

Em termos técnicos, o filme trabalha bastante os planos fechados, criando uma atmosfera mais introspectiva. Os efeitos especias, se tratando de um filme de fãs, são bons, embora um pouco repetitivos. O final tem uma “reviravolta” não muito surpreendente.

Apesar dos pesares, quando se compara este spin-off, com os outros que são oficiais, como o livro/peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (que não tem envolvimento da autora J. K. Rowling), e o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam (este com roteiro da autora de Harry Potter), esta obra não fica tão atrás assim, nem tanto por suas qualidades, mas mais pelos defeitos dos outros. Mesmo estando muito longe de ser uma obra prima é um filme feito apenas por fãs, com carinho e bastante cuidado, tanto que a Warner concedeu autorização para o filme ver a luz do dia, desde que fosse um projeto sem fins lucrativos.

Voldemort: Origins of the Heir está disponível online, e pode ser conferido na íntegra.

 

 

  2.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS