PUBLICADO EM 13/12/2018

AQUAMAN

 

AQUAMAN

Enfim Aquaman meus queridos, e o medo? Será que é bom?

Depois dos filmes Batman vs SupermanLiga da Justiça e Esquadrão Suicida que não foram bem. Aquaman já aparece no topo como melhor filme da nova geração da DC. Ainda não é melhor que os da trilogia de Cavaleiro das Trevas do Christopher Nolan (que é a melhor trilogia de super heróis já feita até hoje) mas posso afirmar que esse filme é sim muito bom.

O novo filme trás mais do mesmo no quesito roteiro, um feijão com arroz e isso foi um desafio em Aquaman o herói tem um universo complexo a ser desenvolvido. Arthur Curry é meio-humano e meio atlante um mestiço, treinado em artes marciais subaquáticas por Vulko, que mescla os ensinamentos da cultura dos Atlantis com a cultura dos humanos . Como a relação entre humanos e seres aquáticos é proibida, Arthur cresce com o pai, um faroleiro bom de copo. Arthur então é convocado pela nobre atlante Mera sua jornada do herói conhecer seu reino e seu destino e acaba descobrindo que seu meio-irmão Orm planeja reunir os sete reinos dos oceanos para guerrear com o mundo terrestre e sua poluição e caça descontroladas.

O filme se passa pós Liga da Justiça e isso é legal pois Arthur já é um super herói e você não precisa assistir ao Liga da Justiça o filme é alto explicativo e funciona sozinho. O roteiro já começa com flashbacks para voltar ao passado e contar a historia de origem do personagem e logo no inicio temos a primeira cena de luta, e que baita luta, as cenas mostram a Rainha Atlanna (Nicole Kidman) lutando muito e isso não é um spoiler já que temos um trecho no trailer do filme, então todos sabemos que sim ela luta. E que cena meus amigos, de cara o filme te mostra que a porradaria vai ser muito boa.

E ai entra algo que eu já previa e comentamos em nosso podcast o UNIVERSOcast o filme é sim do Aquaman mas ele não é o centro das atenções a todo momento, ele realmente divide o longa com Mera (Amber Heard) que é a co-principal e tem muito destaque, que se sai melhor que Jason Momoa em sua atuação. Eles fazem uma espécie de Indiana Jones em busca do tridente sagrado e ela se sente um peixe fora dágua quando está em terra, quase que literalmente e como par romântico eles destoam altos e baixos as vezes você compra e as vezes não.

Ai entramos em outro ponto, nesse filme o personagem Aquaman não necessita de uma atuação a nível de Oscar então ponto para Jason Momoa, sendo um atleta as cenas de ação fizeram com que ele em um geral se desse bem e seu porte físico foi muito bem usado. Apesar de seus diálogos serem bem estereotipados e ter o jeito truculento característico do DCEU o carisma do ator consegue quebrar essa barreira e fica bom, não é sensacional, não é espetacular mas é bom.

Acho que as atuações em destaque do filme ficam por conta de Amber Heard e do ator Patrick Wilson esse que fez sua atuação de forma bem segura e ouso dizer que é o melhor vilão recente da DC nos cinemas e é o antagonista majoritário da obra.

Wilson e Momoa conseguiram trazer toda aquela rivalidade necessária, sabe aquela coisa de “irmão irmão” que convive com você o dia todo aquela coisa que é pessoal só para mostra o “eu sou o mais foda e mando no controle remoto”, eles conseguiram fazer isso ficar muito presente nos confrontos, as comparações com filmes como Thor são válidas, assim como mencionei que esperava por isso lá no podcast.

E para todos que queiram saber Nicole KidmanWillem Dafoe tem muito tempo de tela não são apenas participações relâmpago, e nem preciso falar que foram muito bem.

Um dos deslizes que vou falar bem pouco para não dar spoiler é o Arraia Negra, não que seja um erro porque já era esperado, você compra as causas, motivos, razões e circunstancias para o personagem se tornar o que é, mas no final ele não é entregue como um vilão 100% falando, a DC brecou isso, mas também já era esperado para usa-lo como vilão em uma possível seqüência, mas ele poderia ter sido mais por ser o grande vilão nos quadrinhos.

Agora vou falar da peça que une tudo isso e faz com que o filme realmente se torne algo bom. James Wan é o maior acerto desse filme, tem seus erros? sim tem, mas acertou em quase tudo. Wan entrega ao público um filme mais bem humorado e dinâmico usando toda mitologia de Atlantis para criar raças em um visual super, hiper e mega colorido, diversas cores que se misturam e ganham proporções épicas e, sim, estamos falando da pirotecnia visual.

O filme em diversos momentos me fez lembrar outros grandes títulos como: Avatar, Star Wars, Senhor dos Anéis, A pequena Sereia e Cavaleiros do Zodíaco. Wan deu uma aula de efeitos visuais, até os efeitos especiais dos cabelos é algo a parte no filme, ele fugiu das trevas de Zack Sneyder com um colorido em uma estética extremamente agradável e mandou um recado aos críticos que já asseguravam o fracasso de mais um filme da Warner.

Além disso a forma que ele usou os personagens foi muito interessante o personagem principal precisa se provar como legítimo rei ao trono de Atlântida (tratamento heróico batido mas que para muitos pode ser charme nostálgico) James Wan se concentra muito nos personagens sofrendo fisicamente, parecendo seres de carne e osso ainda que superpoderosos. Além de mostra um leve o contraste entre os humanos que destroem os oceanos com beleza da vida na superfície.

Não gosto da rivalidade entre Dc e Marvel, mas algumas pessoas gostam de comparações e nesse ponto é valido, Aquaman é deslumbrante melhor que muitos e menos que alguns filmes de sua concorrente. Temos falhas, não são só maravilhas mas é um filme super empolgante com a grandiosidade poucas vezes vista em um longa da Dc/Warner.

E vale lembrar que é um filme para ser visto no cinema, o que engrandece os efeitos visuais, pode ir sem medo de ser feliz você não vai se arrepender é diversão na certa.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

 

  4

 

SOBRE O AUTOR

Adriano Novaes

Salve, salve galera Senhor Universo na área, sejam bem vindos a essa espaçonave que vai rumo aos confins da cultura pop !

 

 


RELACIONADOS