História de um Casamento mostra um casal, Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), que esta em processo de separação. A princípio tudo ocorre de forma amigável, muito por conta da preocupação com seu filho Henry (Azhy Robertson), mas quando o processo judicial toma forma concreta, as coisas se complicam.
O longa traz uma visão bastante sensível e profunda de um processo tão conturbado e delicado. Vamos conhecendo nossos protagonistas aos poucos e também os motivos que levaram ao desgaste da relação. É bastante curioso, e também doloroso, ver como duas pessoas que eram tão íntimas e compartilhavam uma vida juntas, tem que seguir caminhos distintos. Vemos no começo do filme que apesar de uma relação fria, ainda a respeito e uma convivência sadia entre os dois, e essa construção é crucial para dar ainda mais impacto quando os momentos mais tensos entre os dois afloram.
Apesar de todo o drama da separação e do processo judicial, o filme nunca perde uma certa leveza, que está presente em algumas cenas pontualmente engraçadas. A fotografia nos mostra em vários momentos os personagens principais em planos opostos, reforçando o espaço vazio entre eles, por vezes um tanto óbvio, mas eficaz.
As atuações tanto de Johansson quanto de Driver são maravilhosas. A momentos distintos para cada um brilhar, sem nunca ofuscar seu parceiro. E não apenas com cenas dramáticas de diálogos pesados, que teoricamente exige mais entrega dos atores, mas nos pequenos detalhes, em momentos sutis e surpreendentemente (principalmente no caso de Driver), um momento musical. Os coadjuvantes também estão muito bem, mas com destaque para Laura Dern, como Nora Fanshaw, advogada de Nicole, sua presença não é muito extensa mas é marcante.
Noah Baumbach escreve e dirige um filme muito potente e delicado, sem tomar partidos ou fazer julgamentos de valor sobre quem está certo ou errado, apenas mostra um retrato bastante realista, e por conta disso, por vezes dilacerante, sobre uma longa relação chegando ao fim de um ciclo.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.