O Som do Silêncio (Sound of Metal no original), novo filme original da Amazon, conta a história de Ruben (Riz Ahmed), um baterista de uma banda alternativa que começa a perder a audição.
Logo de inicio já somos ambientados na parte mais importante da vida de Ruben, num dos shows com sua namorada, Lou (Olivia Cooke), um espetáculo intenso e cheio de energia, contrastando com o que vemos logo em seguida, sua rotina tranquila no trailer onde mora.
O diretor estreante em longas metragens Darius Marder, consegue mostrar a personalidade Ruben e sua relação com Lou antes mesmo deles trocarem alguma linha de diálogo, existe muito carinho e cumplicidade, mas a relação fica instável após Ruben não conseguir aceitar sua nova condição.
Riz Ahmed entrega uma atuação estonteante, saindo da calma, passando pela confusão até explodir de raiva, em não conseguir lidar com sua repentina surdez e botando o seu sonho de viver de música em xeque.
Uma das grandes viradas do filme é quando Ruben vai para a comunidade de surdos de Joe (Paul Raci), que tenta ser seu mentor, o ajudando nessa nova fase da vida. Em nenhum momento o longa é capacitista, abordando assuntos delicados de forma muito coerente e delicada, sem nunca perder a mão e apelando pro drama barato.
Outro aspecto impressionante é a edição e mixagem de som, que consegue nos colocar na pele do protagonista quando abafa ou tira totalmente os ruídos da cena. O sentimento de desconforto e angústia é compartilhado, e quando o som normal volta, é como receber uma bolada na cara tamanho o impacto.
O Som do Silêncio nos leva numa jornada de autoconhecimento e aprendizado, sem soar piegas ou ser clichê. Consegue ter seus momentos de calmaria e explosão, muito bem conduzidos numa direção segura e numa atuação muito sincera.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.