Raya e o Último Dragão é a nova animação da Disney, dirigida por Don Hall e Carlos López Estrada, que pega emprestado muitos aspectos da cultua do sudeste asiático, colocando um toque de magia já habitual do estúdio.
A trama se passa no mundo fantástico de Kumandra, onde durante anos, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya (Kelly Marie Tran), rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.
A introdução do filme mostra Raya ainda criança e explica para o público sobre a história de Kumandra e seus diferentes povos. Os roteiristas principais Adele Lim e Qui Nguyen, contaram com a ajuda de diversos especialista para representar bem a riqueza da região e da diversidade das pessoas, evitando cair em estereótipos. A introdução também serve para mostrar a ligação de Raya com seu pai e o momento em que ela deixa de confiar nas pessoas.
A confiança aliás que é um dos temas centrais do longa, pregando sem o mínimo de sutileza que a única forma de vivermos numa sociedade em harmonia é com a união. Mensagem simples e um pouco piegas, mas que nunca é demais em tempos tão turbulentos em que vivemos.
Há um desenvolvimento satisfatório das três personagens que movem a trama: Raya, a antagonista Namari (Gemma Chan) e o cativante último dragão Sisu, com um trabalho de voz muito interessante de Awkwafina. Os demais acabam sendo deixados mais de lado em favor da narrativa, mas mesmo assim cumprem bem seu papel, e nunca parecem ficar sobrando.
Falar da parte técnica em algum filme da Disney é chover no molhado. Mais uma vez é entregue um alto nível de detalhamento nos ricos cenários e personagens, com um cuidado especial nas coreografias de luta e posicionamento de câmeras, deixando tudo ágil sem nos deixar perdidos. Outro ponto a ser mencionado é trilha sonora impecável.
Com uma construção de mundo excelente e personagens muito cativantes, Raya e o Último Dragão é sem dúvida o melhor filme dessa nova leva princesas, como Frozen e Moana e uma ótima opção de entretenimento familiar.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.