Antes do fenômeno cultural chamado Hamilton, Lin-Manuel Miranda já tinha marcado seu nome na Broadway com o o musical In The Heights, que agora ganha sua versão cinematográfica pelo diretor Jon Chu.
Em Um Bairro de Nova York é centrado na história de Usnavi (Anthony Ramos), morador de Washington Heights, onde gerencia um pequeno comércio e tem o sonho de voltar para sua terra natal na República Dominicana. Ao mesmo tempo conhecemos a história de outros moradores do bairro como Nina (Leslie Grace), que voltou após um ano de estudos na Universidade de Stanford, Vanessa (Melissa Barrera) que sonha em ser estilista, entre outros.
O longa exalta os imigrantes latinos, muito presentes especialmente nessa região de Nova York, utilizando as já tradicionais rimas em rap e hip hop compostas por Miranda mas também com diversos momentos de ritmos tipicamente latinos como salsa, bolero, merengue e reggaeton. Além do ritmo envolvente, parte da magia na composição de Miranda é conseguir traduzir os sentimentos dos personagens e contar suas histórias de maneira simples e cativante, através de cenas cotidianas, que fazem o público facilmente se identificar.
Um exemplo disso é o número de abertura, onde em pouco menos de dez minutos somos ambientados ao cenário, seu funcionamento, conhecemos os principais personagens e dinâmicas entre si, tudo isso passando por ritmos diferentes de acordo com quem entra em cena e um refrão extremamente grudento que dita o tom do longa até o final.
Em uma análise comparativa com Hamilton, algo muito injusto da minha parte por sinal, no geral não temos tantas musicas marcantes aqui, o que pelo menos mostra a evolução de Miranda como compositor.
Fica claro que alguns personagens são melhores trabalhados que outros, mas isso é praticamente inevitável devido a quantidade deles, é necessário favorecer uns em detrimento de outros, mas as vezes a impressão que fica é que o roteiro de Quiara Alegría Hudes teve que suprimir alguma ou outra passagem e personagens secundários para não deixar o filme mais longo que o necessário. É importante salientar entretanto o bom trabalho feito em não deixá-los cair em estereótipos comuns de latinos em hollywood, todos tem suas funções e claro, seus sonhos.
Em meio ao clima alto astral e um ou outro drama pessoal existe claro uma crítica social sobre como são tratados os imigrantes na américa do norte (mas não apenas lá), além de falar sobre gentrificação, sensação de pertencimento e herança cultural, tudo isso sem soar panfletário, e muitas vezes de forma poética.
Quase como um conto de fadas moderno, visto que Usnavi vai contando sua história para um grupo de crianças desde o começo, Em Um Bairro de Nova York traz um respiro de esperança e alegria aos dias atuais com uma perícia técnica apurada e energia de sobra transmitida por meio de seus números musicais diversos e contagiantes.
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