Em Luca, nova animação da Disney e Pixar, acompanhamos o protagonista do título, um simpático monstro marinho que é terminantemente proibido de ir até a superfície, onde terríveis seres humanos podem caça-lo. Mas após conhecer Alberto, outro monstro marinho muito destemido que vive sem regras, ele percebe que se aventurar pela pequena cidade litorânea pode não ser tão ruim.
Falar sobre o apuro técnico das animações da Pixar a essa altura do campeonato é basicamente chover no molhado. As movimentações e expressões dos personagens são de alto nível como sempre, e aqui temos um cuidado especial com o belíssimo cenário da Riviera Italiana, cheia de vida com idosos simpático, pescadores e crianças brincando. Esse cuidado vem especialmente do diretor Enrico Casarosa, nascido em Genoa, ele diz que se baseou bastante em sua infância para criar a animação. O mesmo capricho não parece se aplicar tanto ao mundo submarino, que pouco temos contato, mas talvez seja proposital, já que isso causa muito mais fascínio em Luca quando conhece a superfície.
O ponto principal da narrativa é a amizade estabelecida por Luca e Alberto, que funciona muito bem, as piadas, as descobertas, os sonhos partilhados, tudo se encaixa e faz criarmos empatia pela dupla, que ocasionalmente vira um trio com a presença de Giulia, que mesmo com menos tempo de tela consegue cativar a audiência tão bem quanto os outros.
Com uma forte mensagem sobre aceitação, identidade e descoberta, a animação tem um roteiro bem simples, e parece estar longe de querer ter um momento catártico ou de extrema emoção como outros filmes do estúdio. Luca prevalece pelo fator intimista, e ganha muito charme pelos pequenos detalhes, como os momentos em que o protagonista sonha acordado, proporcionando belos momentos oníricos.
Outro ponto que ajuda na imersão é a trilha sonora de Dan Romer, que faz com que queiramos passar longas férias ensolaradas numa cidadezinha igual ao do filme.
Sem perder muito tempo e capaz sim de emocionar, mesmo não sendo de forma tão profunda, Luca cumpre seu papel e é uma excelente opção de entretenimento para toda família.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.