PUBLICADO EM 23/01/2024

Vidas Passadas

 

Vidas Passadas

Muitos realizadores demoram anos para ganhar maturidade, experiência e entregar trabalhos consistentes nos cinemas, felizmente esqueceram de avisar isso para Celine Song, que em seu trabalho de estreia como diretora e roteirista em longas metragens, nos mostra um retrato muito íntimo e delicado, cheio de nuances e sentimentos, capaz de dar inveja a pessoas que estão a anos na indústria.

Na trama de Vidas Passadas acompanhamos Nora e Hae Sung, dois amigos que se conhecem desde da infância, mas que se afastaram depois que a família de Nora deixa a Coreia do Sul. 20 anos depois, Hae Sung (Teo Yoo) resolve visitar Nora (Greta Lee) em Nova York por alguns dias, onde ela agora mora com seu marido, o americano Arthur (John Magaro).

Muitas vezes grandes histórias estão em coisas simples, como ocorre em Vidas Passadas. O simples reencontro de dois amigos distantes, desencadeia uma série de questionamentos sobre amor e destino, mas tudo é feito com muito pé no chão, e é essa realidade que faz o longa ser tão caloroso e muitas vezes dolorido.

Esse não é o típico filme onde tudo converge para um final feliz, pois nem sempre a vida real acaba assim, e até a noção de felicidade pode ser questionada. O “e se…” é a grande questão, será que se eles não tivessem se separado as coisas teriam dado certo? Será que não é justamente o fato deles se separado que alimentou esse sentimento inacabado? A beleza do filme está nos seus questionamentos muito mais do que na sua conclusão.

Greta Lee, que tem vários trabalhos voltados para comédia, está simplesmente fantástica numa atuação intimista, delicada e cheio de sutileza, esse pode ser sim considerado um grande esnobe da academia nas indicações do Oscar 2024.

Song poderia ter caído facilmente ter caído na armadilha de fazer uma romance padrão água com açúcar, ou um melodrama barato, mas ela acerta em cheio num retrato duramente real de relações muito sinceras e bonitas, que acertam em cheio nos corações mais desavisados.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS