John Lasseter, cofundador, chefe de criação e diretor de animações da Pixar (Toy Story , Vida de Inseto, Carros), além de ser o responsável pela grande reviravolta na Walt Disney Animation Studios (Frozen, Detona Ralph, Zootopia, Moana), anunciou que está se afastando do estúdio para tirar um “semestre sabático” após admitir que precisa “enfrentar seus erros“.
Rumores disseram que os roteiristas Rashida Jones deixou a produção de “Toy Story 4“, em que atuava como uma das roteiristas, por conta de um avanço não consensual de Lasseter e Will McCormack pediu demissão em apoio à colega.
Porém Jones e McCormack disseram que o problema é com a Pixar como um todo, relatando que o estúdio constantemente reprime minorias e silencia mulheres.
“Há muita gente talentosa na Pixar e nós continuamos enormes fãs dos filmes produzidos por lá. Mas lá existe uma cultura em que as mulheres e pessoas de cor não têm uma voz criativa igual. Isso é demonstrado pela demografia de seus diretores: dos 20 filmes da história da empresa só um só foi co-dirigido por uma mulher e apenas um foi dirigido por uma pessoa de cor”.
A Disney não quis fazer nenhum anúncio e apenas disse que a partida de Jones e McCormack foi por causa de “conflitos criativos.” Nenhum dos dois roteiristas fez algum comentário.
Toy Story 4 tem data de estreia prevista para 21 de junho de 2019.