PUBLICADO EM 18/02/2020

A Paciente Silenciosa – Alex Michaelides

 

A Paciente Silenciosa – Alex Michaelides

“Emoções não expressadas jamais morrem. Elas são enterradas vivas e voltarão mais tarde, mais feias”. 

Alicia Berenson “matou” o marido aos 33 anos com cerca de cinco tiros na cabeça e, mesmo após anos do dia do crime, ela continua sem dizer uma só palavra se quer. Internada em um hospital psiquiátrico vivendo no mais absoluto silêncio Alicia conhece Theo Farber, um psicoterapeuta forense que demonstra um interesse gigante no caso em questão. Ele acredita piamente que será capaz de ajudar a desvendar os segredos de Alicia. Será? Qual seria o seu real interesse no caso da moça?

Com a narrativa alternando entre os dois personagens principais o autor Alex Michaelides desenvolve a história em duas linhas temporais: passado e presente, sem em momento algum confundir a mente do leitor (como acontece em alguns casos).

Acredito que esse thriller seja muito mais do que o que se espera desse gênero (o frenético corre corre, pega pega e situações que aumentam a adrenalina do leitor). Esse suspense é totalmente PSICOLÓGICO e pega quem o lê pela mente e coração. Pude refletir com essa ficção sobre questões psicológicas muito mais do que em muitas outras situações “reflexíveis” do cotidiano.   

O mistério permeia todo o livro, do início ao fim. Um personagem jogando a “bola quente” para o outro de forma que fica IMPOSSÍVEL criar teorias concretas pois o bichinho da dúvida fica presente todo o tempo, inclusive, lhes desafio a adivinhar o desfecho (podem até desconfiar do culpado…, mas os caminhos criados pelo autor para ligar todos os acontecimentos é surpreendente).  

Gostei bastante da forma com que a história foi construída e desenvolvida. Os dois personagens principais são extremamente palpáveis e a todo momento tive a sensação de os estar vendo na minha frente atuando, como em um filme. Outro ponto positivíssimo dessa história é a relação terapeuta-paciente…, como eu havia dito, a parte psicológica da história é o tema central, sempre sendo o foco principal do autor. Não consegui encontrar qualquer defeito nesse quesito. 

Tirei alguns décimos por não achar que algumas atitudes finais fossem coerentes, condizentes com a personalidade do personagem desenvolvida durante a história, entretanto, foi uma opinião mais voltada para o pessoal, nada que vá afetar a sua experiência (inclusive achei incrível o desfecho no geral, eu jamais imaginei que pudesse ter sido quem foi e, em especial, da FORMA que foi).  

Uma história curta de leitura mega fluída e que instiga a curiosidade todo o tempo. Espero que tenham a oportunidade de ler esse mega suspense. 

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  4.5

 

SOBRE O AUTOR

Marcela Gomes

Olá, meu nome é Marcela Gomes, formada em direito. Apaixonada por livros/filmes/series, dedico meu tempo "livro" devorando histórias para passá-las a diante ao máximo de pessoas que eu conseguir. Uma pseudo-critica literária que ama escrever

 

 


RELACIONADOS