A Vastidão da Noite (The Vast of Night) é um longa metragem original do Amazon Prime Video situado nos anos 50 numa pequena cidade do Novo México, onde acompanhamos o carismático locutor da rádio local Everett (Jake Horowitz) e a jovem telefonista Fay (Sierra McCormick), que após interceptarem uma frequência de rádio muito estranha tentam descobrir sua origem, podendo revelar segredos incríveis.
Este é o primeiro filme do diretor e roteirista Andrew Patterson, que apesar do baixo orçamento, entrega uma obra muito bem feita. Logo no início ele se apropria da estética de seriados da própria época do filme, como Além da Imaginação, fazendo com que entremos em um desses casos fantásticos e dando um ar de “filme B” pra produção.
Patterson gosta de companhar seus personagens com a câmera meio solta, viajando pelo cenário e muitas vezes utiliza ela rente ao chão e aumentando a velocidade pra aumentar o grau de urgência. Mas também sabe a hora certa de parar e focar apenas nos diálogos (ou monólogos) dos personagens.
Apesar de pouca ação e momentos bem intimistas, como o relato do ouvinte no rádio, o filme ganha um senso de urgência em determinados momentos, graças ao controle narrativo e a câmera nervosa de Patterson. Como se uma fofoca de cidade do interior quisesse ganhar o mundo com megafones.
A trilha sonora encaixa perfeitamente, tentando manipular as emoções do especador se elevando e diminuindo nos momentos chave. Os atores estão muito bem, e conseguem carregar a narrativa simples de maneira primorosa. Sem muita enrolação ou reviravoltas, A Vastidão da Noite acerta em cheio em seus pequenos detalhes, trazendo uma ficção científica a moda antiga muito agradável de se assistir.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.