O desenhista Albert Uderzo, um dos criadores do personagem Asterix, morreu nesta terça-feira (24), aos 92 anos de idade.
Segundo declaração de Bernard de Choisy, genro de Uderzo, ele não se sentia bem há algum tempo. “Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa em Neuilly (região próxima a Paris), após um ataque cardíaco que não está ligado ao coronavírus. Ele estava extremamente cansado nas últimas semanas”, disse a agência de notícias AFP.
A série de história em quadrinhos protagonizada pelo guerreiro gaulês Asterix, que resistia à ocupação romana no ano 50 A.C., começou no ano de 1959, na revista Pilote, em parceria com o escritor René Goscinny, que morreu em 1977, aos 51 anos.
Desde a sua criação, os álbuns de Asterix venderam 380 milhões de cópias, traduzidos pra 111 idiomas.
Os personagens já tiveram diversas adaptações cinematográficas, sendo a mais recente a animação Asterix e o Segredo da Poção Mágica, lançada no Brasil ano passado.
Os quadrinhos continuam sendo publicados na França, com outros autores. A obra mais recente, A filha de Vercingétorix, foi lançada em 2019 celebrando os 60 anos do personagem e sua turma e teve pela primeira vez uma protagonista feminina.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.