Amor e Monstros é um projeto da Paramount Pictures que teve lançamento limitado nos cinemas dos Estados Unidos e aluguel digital no final do ano passado, e por conta da pandemia de covid-19, achou na Netflix uma parceira na destruição internacional.
O filme poderia ser apenas mais um entre tantos projetos que tratam de um mundo pós-apocalíptico e tentam transitar entre os gêneros de comédia, aventura e romance, mas devido ao cuidado dos envolvidos e um foco bastante definido, ele acaba sendo uma grata surpresa.
Sete anos depois de um apocalipse com monstros gigantes, a humanidade se vê obrigada a viver em colônias subterrâneas. Quando Joel Dawson (Dylan O’Brien) consegue se reconectar via rádio com sua antiga namorada, a paixão ressurge. Mesmo com Aimee (Jessica Henwick) vivendo a quase 130 km de distância, Joel percebe que não há nada que o prenda ao subterrâneo e resolve partir para encontrar seu verdadeiro amor, apesar de todos os perigos no caminho.
Depois do mundo atual ser estabelecido com cenas bem impactantes e de conhecermos nosso protagonista e suas motivações, embarcamos numa aventura muito satisfatória. O’Brien consegue entregar um protagonista carismático, que precisa aprender a viver nessa nova realidade encarando seus traumas passados. Apesar do mundo estar tomado por criaturas bizarras, ele conhece ao longo do caminho alguns outros personagens bem interessantes e cativantes que vão desde um cachorro, uma criança e até um robô, que proporciona uma das cenas mais bonitas do filme.
É importante salientar o ótimo trabalho feito no design das criaturas, que conseguem por vezes se disfarçar ao ambiente e ser ameaçadoras, e da merecida indicação ao Oscar de Efeitos Visuais, tendo em vista que o longa tem orçamento de 30 milhões de dólares, um valor não muito alto comparado a outras super produções.
Em nenhum momento o filme tenta ser mais do que ele é, sempre muito ciente do seu objetivo de levar o protagonista do ponto a ao ponto b sem firulas, absurdos ou grandes reviravoltas. Apesar de clichê, em quase tudo em que se propõem, Amor e Monstros acerta.
Com um clima good vibes, apesar dos perrengues no caminho, o longa diverte e entretém muito bem todas as idades e deixa um mundo muito rico para ser explorado num futuro.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.