PUBLICADO EM 22/03/2018

Aniquilação

 

Aniquilação

Aniquilação gira em torno da ex-militar e agora bióloga Lena (Natalie Portman), que fica confusa quando seu marido desaparecido, Kane (Oscar Isaac), retorna bastante diferente do homem que costumava ser antes de ser enviado à uma misteriosa missão há um ano atrás. Ela aventura-se em uma expedição só de mulheres (O que não faz sentido algum ter apenas mulheres e nada explica isso no filme)  pelo interior da Área X, um fenômeno aparentemente alienígena, “não natural”, que se espalha pelo litoral dos Estados Unidos. Ela topa participar para entender o que aconteceu com seu marido no local.

Pois bem o roteiro para a obra de VanderMeer flerta com os aspectos mais surreais, contando a história de maneira não completamente linear, desorientando o espectador propositalmente. Porem o filme é contado de uma maneira bem arrastada acredito que seja propositalmente para se ter a percepção do ambiente que rodeia os personagens, é o filme prende bem o espectador para saber o que se passa naquele local.

Portman é a protagonista do filme e também a que se sai melhor dramaticamente, no complexo papel de uma mulher devotada ao marido mas ao mesmo tempo fascinada pelo fenômeno que acabou de descobrir. Nos demais papeis de suas companheiras nada fora do esperado.

Depois de dizer isso é meio difícil não admitir que muitos vão achar Aniquilação um “filme cansativo”. Falta ritmo no longa. Ele é tão lento que você acaba dispersando e perdendo alguns momentos com facilidade.

Aniquilação é o tipo de sci-fi que tenta te fazer refletir sobre a vida na terra e nossa existência, que poderia ter sido muito melhor contado, problema está na construção os planos que exaltam as discussões entre a ciência e a fé são burocráticos e acabam passando batido, mas a tentativa disso existe.

Os efeitos especiais também não foram dos melhores. Em certos momentos estão incríveis e em outros nem tanto, estranho já que o filme estava previsto para passar nos cinemas do mundo antes da Netflix adquirir os direitos fora dos Estados Unidos. Ele não devia ter tanta cara de filme para TV. por incrível que pareça em alguns breves trechos acaba te lembrando Stranger Things, mas apenas lembra por a série usar do mesmo estilo de cor e ambientação de no sci-fi televisivo.

Apesar dos erros é um bom filme para uma tarde que não estiver fazendo nada, com um final um tanto que questionável ainda assim vale conferir.

 

Título original: ‘Annihilation’

Direção: Alex Garland.

Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez, Tessa Thompson, Oscar Isaac, Tuva Novotny, David Gyasi e Benedict Wong.

Gênero: Ficção Cientifica/ Thriller. EUA, 2018.

Duração: 120 minutos.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

Aniquilação (Annihilation) – Crítica

 

  2.5

 

SOBRE O AUTOR

Adriano Novaes

Salve, salve galera Senhor Universo na área, sejam bem vindos a essa espaçonave que vai rumo aos confins da cultura pop !

 

 


RELACIONADOS