PUBLICADO EM 17/01/2025

David Lynch morre aos 78 anos de idade

 

David Lynch morre aos 78 anos de idade

O diretor e roteirista David Lynch, que radicalizou o cinema norte-americano com uma visão artística sombria e surrealista em filmes como “Veludo Azul“, “Cidade dos Sonhos” e na televisão com “Twin Peaks“, morre aos 78 anos. (via Variety)

Lynch revelou em 2024 que havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar após uma vida inteira fumando e provavelmente não conseguiria mais sair de casa para dirigir. Sua família anunciou sua morte em uma postagem no Facebook, escrevendo: “Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, ‘Fique de olho no donut e não no buraco.‘”

Após trabalhar muitos anos como pintor e diretor de curtas, ele estreou com seu primeiro longa-metragem Eraserhead (1977), se tornando um sucesso cult. Em seguida, escreveu e dirigiu O Homem Elefante (1980), inspirado na história real de John Merrick, que sofria de deformações congênitas no rosto. Outro sucesso de público e crítica, o drama recebeu oito indicações ao Oscar.

Após os dois sucessos ele dirigiu a primeira versão cinematográfica de Duna (1984), sua primeira experiência com um grande orçamento, mas os rumos tomados pela produção o frustraram, e fracasso de crítica e público na época o fizeram se distanciar ainda mais desta Hollywood padrão.

Em 1986 Lynch lançou Veludo Azul, uma de suas obras mais aclamadas, que sintetiza muito de seu estilo surrealista e onírico por qual ficou conhecido. Em 1990 Lynch faz história na TV norte-americana com o lançamento de Twin Peaks, série criada ao lado de Mark Frost e estrelada por Kyle MacLachlan, que já havia protagonizado os dois filmes anteriores. A trama acompanha o agente do FBI Dale Cooper investigando o assassinato da estudante de colegial Laura Palmer na cidade ficcional de Twin Peaks. Misturando suspense, surrealismo, drama, policial, humor e terror psicológico a série foi um sucesso instantâneo com o público e recebeu quatorze nomeações no Primetime Emmy Awards. Contando com apenas duas temporadas Lynch ainda voltaria para este universo no filme Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992), que é uma prequela da série e com o revival Twin Peaks: O Retorno (2017).

David Lynch num dos icônicos cenários de Twin Peaks

Ainda em 1990, com o longa Coração Selvagem, estrelado por Nicolas Cage, foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.  No cinema Lynch ainda lançaria Estrada Perdida (1997),  Uma História Real (1999), Cidade dos Sonhos (2001) que foi novamente premiado em Cannes e Império dos Sonhos (2006), seu último longa-metragem. Quatro vezes indicado ao Oscar, Lynch recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra em 2020.

Lynch também atuava, tendo participação em Twin Peaks como o agente do FBI Gordon Cole, e tendo sua última participação nas telonas no filme de Steven Spielberg, Os Fabelmans (2022), onde faz uma participação interpretando outro lendário diretor: John Ford.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS