PUBLICADO EM 29/12/2021

Encanto

 

Encanto

Encanto, nos leva até um lugar mágico no coração da Colômbia, onde conhecemos a família Madrigal. Todos os filhos e netos possuem alguma habilidade especial, como super força ou conseguir mudar de forma, todos exceto Mirabel. Quando a fonte de magia dos Madrigal parece ameaçada a única que pode impedir um desastre é Mirabel, ou seria justamente ela a causa dos problemas?

A mais recente animação da Disney conta com músicas de Lin-Manuel Miranda, retomando a parceria feita em Moana, mas agora puxando para os ritmos latinos, visto que a história se passa na América do Sul. Como já era esperado de Miranda, as canções são bastante envolventes com mistura de ritmos e ajudam a contar a história sem cair em redundâncias e de forma divertida, mas não tem nenhuma entre elas que seja memorável, ou que fique grudada na cabeça.

Somos apresentados a vários personagens diferentes e bastante interessantes, em determinado momento as crianças ouvindo a música de apresentação dos Madrigal dizem “São tantos! Como consegue distingui-los?”. Ao longo do filme a distinção se torna fácil mas devido a quantidade de personagens poucos são realmente bem desenvolvidos fora a protagonista. Nem mesmo as habilidades únicas de cada um tem algum propósito narrativo.

A animação tem a forte mensagem sobre união familiar e de que todos podem ser o que quiserem e cada um é especial de alguma forma, muito mais pelas suas ações do que por suas habilidades, algo importante para as crianças, público alvo do filme, mas que não deve impressionar os adultos, principalmente aqueles acostumados com filmes da Pixar, que geralmente consegue colocar uma carga dramática eficiente para todos os públicos em seus filmes.

Há um tendência nas animações mais recentes do estúdio em não existir a figura de um vilão bem definido, e Encanto segue essa mesma linha, mas diferentes de outras ocasiões, essa falta de um conflito mais direto deixa o terceiro ato um tanto vazio. Existe também uma falta de coragem na hora de dar nome aos bois sobre a colonização exploratória feita por espanhóis na região.

Encanto é uma ótima opção pra família, diverte e entretém, além de contar com o tradicional capricho técnico da Disney, mas lá no fundo falta algo que realmente encante o expectador.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS