O papel da tecnologia cada vez mais oferecer condições para que o homem possa satisfazer sua necessidade de sobrevivência, de criar técnicas de facilitação para o trabalho diário, assim como a sua necessidade de interação com o outro por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação.
Recentemente, tudo que a tecnologia oferece foi usado como ferramenta para preservação cultural do povo indígena Kaxinawá.
A tribo Huni Kuin (ou Kaxinawá) usou ferramentas para desenvolver um jogo eletrônico, que pode ser baixado gratuitamente, mas não foi apenas um jogo que eles fizera mas sim, criaram uma forma de preservar e manter viva os suas memórias indígenas e costumes.
Agora imagine uma comunidade indígena que vive no Acre montando uma equipe de programadores, artistas e antropólogos para criar um videogame irado. O projeto se chama Huni Kuin: os caminhos da jiboia e trata-se de um jogo de plataforma de cinco fases, onde cada fase conta uma antiga história do povo Huni Kuin.
A proposta é propiciar uma imersão no universo Huni Kuin, em que os jogadores possam entrar em contato com saberes indígenas – como os cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo – possibilitando uma circulação destes conhecimentos por uma rede mais ampla.
Agora se liga na sinopse maneira do jogo:
Um casal de gêmeos kaxinawá foram concebidos pela jiboia Yube em sonhos e herdaram seus poderes especiais. Um jovem caçador e uma pequena artesã, ao longo do jogo, passarão por uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene). Nesta jornada, eles adquirirão habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos; entrarão em comunicação com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxin), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin).
E não é só isso jogo foi finalista e vencedor de diversos prêmios: Finalista do prêmio cubo de ouro e Festival Mix brasil ambos em 2019 e vencedor do Big festival (2019) e com Kids interativo de 2020. Eu de jogar no Big Festival achei bem legal, é um jogo simples e funcional mas na época não conhecia a historia por traz do game.
O jogo esta disponível para Windows, Mac e Linus.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.