Infestação, filme francês dirigido por Sébastien Vanicek, que também colabora no roteiro ao lado de Florent Bernard, foi destaque no Fantastic Fest 2023, maior festival dos gêneros de horror, fantasia, sci-fi e ação dos EUA, ganhando as categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.
Na trama, o jovem Kaleb (Théo Christine), fascinado por animais exóticos, encontra uma aranha venenosa em uma loja e a leva para seu apartamento. Quando a aranha escapa e se reproduz, o prédio é transformado em uma terrível armadilha de teias. Para evitar o contágio, a polícia isola o prédio com os moradores dentro e todos terão de ir atrás da própria sobrevivência.
Com uma base extremamente simples, o longa ganha muito estofo pelo desenvolvimento do seu protagonista e das pessoas que o cercam, como sua irmã (Lisa Nyarko) e seu ex-melhor amigo (Finnegan Oldfield). E nada disso é entregue logo de cara, aos poucos vamos descobrindo mais sobre eles e o que os levou a se afastarem.
Enquanto isso temos um clássico filme de terror envolvendo uma praga praticamente incontrolável e mortal. A aranha rapidamente se reproduz e elas tomam conta do prédio inteiro, cada vez ficando maiores e perigosas. Claro que temos que ter um pouco de suspensão de descrença para acreditar num ritmo de evolução tão rápido, mas isso é o de menos, pois toda a tensão e expectativas criadas são muito satisfatórias.
É preciso dizer também que os efeitos especiais estão muito bons, ainda mais para um filme de orçamento bastante moderado, se comparado a grandes blockbusters. Claro que as cenas mais escuras ajudam, mas mesmo assim, em nenhum momento nem mesmo as aranhas absurdamente grandes te tiram da imersão for soarem falsas.
Existe também um comentário social muito interessante, sobre a presença de imigrantes no país, a violência policial, e uma leitura de como os jovens são vistos na sociedade. Há também, infelizmente, uma pequena forçação de barra quanto a utilização de um truque para afugentar as aranhas e um ou outro erro de continuidade.
Infestação surpreende como ótima opção de filme de terror, utilizando muito bem uma base consolidada deste tipo de filme, como por exemplo Aracnofobia (1990), mas dando um frescor e o revitalizando de forma muito honesta e consciente.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.