Quando você está em um relacionamento é importante ocasionalmente discutir a relação, para que ambas as partes estejam de comum acordo com tudo que as envolve. Entretanto, quando isso vira rotina, é algo cansativo. Agora imagine ter que ser expectador de uma DR interminável por 1h 40min?? É isso que acontece em Malcolm & Marie.
Malcolm (John David Washington) é um cineasta que acaba de voltar da estreia de seu filme junto com sua namorada Marie (Zendaya), e apesar do aparente sucesso da exibição, algo incomoda a moça, o que acaba gerando uma extensa discussão pela madrugada.
O diretor e roteirista Sam Levinson, criador de Euphoria, também protagonizado por Zendaya, acaba usando o diálogo entre os dois personagens para debater sobre crítica cinematográfica, inspiração, ego e até a amarga discussão sobre a “função da arte”. Apesar de haver bons momentos e observações muito pertinentes, há uma saturação pois existe apenas um único cenário com esses dois personagens intercalando entre monólogos ou apenas discutindo. E muitas vezes eles estão apenas sendo maliciosos e tocando nas feridas um do outro.
Obviamente um filme nesse estilo teatral, quase experimental, precisaria ter grandes atuações que carregassem o projeto e felizmente temos isso. Washington consegue ser explosivo, babaca, carente e até engraçado, mas é Zendaya quem tem algo a mais para entregar, principalmente em uma cena específica que possivelmente já vale o seu tempo. O diretor explora muito bem as emoções de seus personagens com closes em seus rostos.
Mas por mais que as atuações sejam boas muitas vezes o texto soa artificial. Não existem pessoas na vida real capazes que argumentar daquela maneira, ainda mais num momento de raiva. É perceptível a mão do roteirista ali, mexendo as engrenagens e levando a conversa de forma não natural para os assuntos que ele quer tratar.
Tendo em mente que o longa foi produzido em meio a pandemia, com pouquíssimo recurso, é admirável a qualidade do que é entregue, mas não deixa de ser cansativo quando estamos num inception de discussões.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.