PUBLICADO EM 21/11/2019

O Homem que Venceu Auschwitz

 

O Homem que Venceu Auschwitz

O HOMEM QUE VENCEU AUSCHWITZ  
Autores: Denis Avey e Rob Broomby  
Editora: Harpercollins 
Nº de páginas: 272 

 
❝Desesperadamente eu queria que o mundo inteiro soubesse o que estava acontecendo ali❞. 

Denis Avey, recebeu honras como um dos 27 “Heróis do Holocausto”. Em 1940 serviu o exército britânico e em meados de 1944 ele pisou em Auschwitz pela primeira vez… por livre e espontânea vontade, trocando de lugar com um judeu para vivenciar a experiência terrível pela qual eles passaram.  

A história biográfica é contada por meio de narrativas pessoais, como uma conversa, onde Denis nos conta a sua experiência pessoal com a guerra e todas as situações pelas quais passou, desde o tempo do exército até o final.  

O dia a dia do soldado em guerra é descrito de forma extremamente detalhada, o que pode causar ao leitor certa exaustão. A leitura se tornou cansativa em alguns momentos em decorrência do excesso de tempo despendido para narrar a vida de Danis na linha de frente de batalha. Ele fala muito mais do seu tempo no exército do que de sua experiência na troca com o judeu e do que viveu em Auschwitz em si, indo contra a premissa prometida ao leitor e até mesmo o próprio título do livro. Eu por exemplo, gostaria que ele tivesse enfatizado o tempo que passou em Auschwitz, o que foi feito de forma ligeira e pouco detalhada.  

Por outro lado, foi interessante ver como a guerra não destruiu apenas os principais “inimigos” dos nazistas. Aqueles que lutavam contra eles, os soldados, diretamente expostos a tiros, bombas, fome, sede, doenças… também sofreram bastante. Quando Denis foi capturado, não foi diferente. Ele foi parar em um pequeno campo para prisioneiros de guerra ao lado de Auschwitz e, um dia, combinou de trocar de lugar com um judeu para que, com os próprios olhos, pudesse testemunhar aquela tragédia.  

Muitas pessoas duvidam das coisas narradas por Denis. Dizem que essas experiências são praticamente impossíveis de serem verdadeiras, uma vez que eles eram extremamente supervisionados em ambos os campos.  

Verdade ou não, Denis nos conta sua história nesse livro. Para quem gosta de estudar sobre a Segunda Guerra, esta é uma opção. 

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3.5

 

SOBRE O AUTOR

Marcela Gomes

Olá, meu nome é Marcela Gomes, formada em direito. Apaixonada por livros/filmes/series, dedico meu tempo "livro" devorando histórias para passá-las a diante ao máximo de pessoas que eu conseguir. Uma pseudo-critica literária que ama escrever

 

 


RELACIONADOS