Um dos personagens mais hypados de Star Wars, mesmo sem nunca ter feito grandes coisas na saga principal, Boba Fett, teve seu retorno glorioso na segunda temporada de The Mandaloian, e logo em seguida com a anuncio de sua própria série, era esperado que o personagem finalmente fizesse por merecer os anos de idolatria dos fãs.
O Livro de Boba Fett começa com o ex-caçador de recompensas, interpretado por Temuera Morrison, reivindicando o antigo território comandado por Jabba the Hutt em Tatooine. Com a ajuda de sua fiel mercenária Fennec Shand (Ming-Ma Wen), ele tenta impor respeito entre os senhores do crime e juntar aliados para manter sua cidade segura.
Os quatro primeiro capítulos da série mostram um pouco desse momento atual de Fett, e se escoram em extensos flashbacks, mostrando como ele sobreviveu ao Sarlacc, sua relação com o povo da areia e como conheceu Shand, na minha opinião o melhor de todos, por trabalhar a relação dos dois. Todos esse momentos obviamente ajudam a compor o personagem e entendermos quem ele é agora, mas muitas vezes chega a ser maçante o quanto a história não anda pra frente.
O grande trunfo da série, é também seu pior inimigo. A partir do episódio cinco a uma quebra na narrativa, onde somos jogados novamente nas aventuras de Djinn Djarin e Grogu, e isso é maravilhoso. é como voltar pro conforto do seu lar depois de um longo dia de trabalho pesado. São nesses dois episódios que nos aprofundamos na cultura mandaloriana e também jedi, e vários temas que vem sendo trabalhados por Dave Filoni desde das séries animadas Clone Wars e Rebels, são retomados.
O único problema é que isso é tão legal que evidencia o quanto o restante da série era desnecessária. Filoni, Jon Favreau e Robert Rodriguez poderiam simplesmente ter feito logo a terceira temporada de Mandalorian com a trama do Boba Fett acontecendo em paralelo, possivelmente de forma reduzida, o que seria um ganho.
O episódio final, mesmo juntando as duas tramas, retomando as questões trabalhadas nos flashbacks e tendo muita ação, acontece de forma um pouco descoordenada e nunca deixa um real senso de perigo para os protagonistas.
No fim, O Livro de Boba Fett se salva pelas participações especiais e por deixar o público com mais vontade de voltar a desbravar a galáxia com o Mandaloriano que realmente importa.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.