O que é um jogo AAA? Você já ouviu este termo, mas não sabe ao certo o que ele significa? Confira neste artigo a resposta para essa pergunta com exemplos e um pouco sobre a utilização do termo.
Essa matéria foi criada em 2016 e nesta época o termo AAA é usado para classificar aqueles jogos feitos por grandes empresas que gastam bastante dinheiro no marketing e criação de seu jogo e normalmente esses jogos prometem ser mais sofisticados com relação a outros.
Antes de lançar um jogo, ele já é considerado AAA ou não, as expectativas para ele são normalmente grandes e todos esperam um alto nível de qualidade e diversão, mas nem sempre isso acontece quando eles são de fato lançados.
O Assassin’s Creed é um exemplo de jogo AAA, os jogos dessa franquia são criados por uma grande empresa que sempre gasta bastante com sua divulgação.
Outro exemplo de uma franquia de jogos AAA é o FIFA, praticamente todos os anos é lançado um jogo novo, pela capa do FIFA já passaram grandes celebridades do esporte e tudo isso custa bastante dinheiro e marketing que uma franquia indie, por exemplo, não iria conseguir bancar.
Nota: Jogos indie são aqueles feitos por um grupo reduzido de pessoas e com um orçamento consideravelmente menor do que os desenvolvedores de jogos AAA.
Como dito anteriormente, nem todos jogos classificados AAA são garantidamente ótimos, apesar de um jogo ter sido criado por uma grande empresa e representar grandes marcas ou pessoas da mídia, nem sempre eles são tão bons e divertidos assim como aparentam.
O Tony Hawk’s Pro Skater 5 é um exemplo de jogo AAA que decepcionou, apesar de saber que a franquia não está fazendo jogos tão legais e divertidos como no início, o lançamento de Tony Hawk’s 5 foi marcado com muitos bugs ou erros que a série, por sua história, não merecia e decepcionou muitos fãs que aguardavam o retorno do jogo.
Dead Island é um outro exemplo de jogo AAA que decepcionou, se você nunca viu o jogo e assistir ao trailer cinematográfico dele, irá ficar muito animado com a premissa dele e toda a emoção que ele provoca em você, mas ao jogar Dead Island, ele não chega a atender todas as suas expectativas, apesar de ser um jogo legal e bom, ele não é épico como poderia ser.
Nos anos 80 um certo jogo considerado o pior de todos os tempos foi lançado e isso mudou a indústria dos games.
No final de 1982 foi lançado o jogo E.T. the Extra-Terrestrial, com todo o dinheiro que a Atari dispunha e todo o marketing que o filme gerou, eles decepcionaram a indústria de jogos ao lançar um jogo muito ruim e bem abaixo da qualidade da época.
Um documentário foi feito contando como a Atari lançou o jogo e como acabou literalmente enterrando várias cópias do jogo para tentar apagar a vergonha de tê-lo criado.
Nessa época a Nintendo foi a primeira a inventar um rótulo para garantir que o jogo é de fato bem feito e atende às qualidades do período.
Depois surgiu finalmente o termo AAA ou Triple A, ele foi usado para classificar jogos que possuíam alta qualidade em diferentes aspectos.
Na época que o termo começou a ser usado, ele foi baseado nas notas das escolas dos Estados Unidos, A é a nota maior e quando é usado a sigla AAA, quer dizer que o jogo tirou a melhor nota vários aspectos.
Um tempo depois o termo AAA começou a ser usado em jogos que nem mesmo foram lançados e virou mais uma frase usada pelas produtoras conquistarem a atenção dos jogadores e não é considerado um selo de qualidade baseado em nenhuma métrica.