O documentário Retratos Fantasmas, novo filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius) foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais na manhã desta terça-feira para representar o Brasil no Oscar 2024 e disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.
Na semana passada, foram divulgados os seis filmes que concorriam à pré-indicação. Também estavam na disputa “Estranho Caminho”, de Guto Parente, “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria, “Pedágio”, de Carolina Markowicz, e “Urubus”, de Claudio Borrelli.
A 96ª cerimônia do Oscar será realizada no dia 10 de março de 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Já a lista com os indicados aos principais prêmios será revelada em 23 de janeiro do mesmo ano.
A sinopse oficial do longa diz: “Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.”
O filme passou pelo festival de cinema de Cannes, Toronto e também estará em Nova York, e se encontra em exibição nos cinemas brasileiros.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.