A cantora Rita Lee morreu nesta segunda-feira, 08 de maio, na sua casa em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada oficialmente mas a cantora de 75 anos lutava contra um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021. O velório ocorrerá nesta quarta-feira, 10, no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público das 10h às 17h.
Rita Lee Jones nasceu em 31 de dezembro de 1947 na Vila Mariana em São Paulo. Teve aula de piano desde de criança e na adolescência começou a ter interesse em Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones e também nomes nacionais como Cauby Peixoto, Angela Maria e João Gilberto por influência de seus pais. Em 1966 fundou a banda Os Mutantes com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, e misturando psicodelia, tropicalismo e rock progressivo marcou época ao longo dos 5 álbuns de estúdio em que esteve com a banda até 1972.
Rita lançou Build Up, seu primeiro álbum solo em 1970 e o segundo Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida em 1972, pouco antes de deixar Os Mutantes. Após sua saída ela partiu em carreira solo com o banda de apoio Tutti-Frutti, lançando 4 discos entre 1974 e 1978. Foi nesta época que lançou sucessos como Ovelha Negra, Agora Só Falta Você e Jardins Da Babilônia.
Em 1979 lançou o disco Rita Lee, também conhecido como Mania de Você, pelo single de sucesso. Este álbum marca a primeira colaboração com seu futuro marido Roberto de Carvalho e sua transição do rock para ritmos mais acessíveis ao grande público.
Em 1980 veio um novo álbum também chamado Rita Lee, mas que ficou conhecido como Lança Perfume, também devido ao enorme sucesso da música. Entre 1970 e 2012 foram um total de 22 álbuns solo de estúdio, a consolidando como um dos principais nomes da música brasileira.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.