Após o sucesso de público e de crítica em 2018, a sequência de Um Lugar Silencioso era bastante aguardada, e essa expectativa muitas vezes pode atrapalhar a experiência do fã que aguarda algo mais grandioso.
Antes de continuar diretamente onde a história parou no primeiro filme, temos um flashback do dia 1 do apocalipse, mostrando a chegada dos monstros a Terra e aproveitando para introduzir o personagem Emmett (Cillian Murphy).
Um dos trunfos do ator, diretor e roteirista John Krasinski é não cair na armadilha de tentar explicar muito as coisas, ele expande levemente a mitologia desse mundo, mas o foco como foi no primeiro longa, é nos personagens. Evelyn precisa sair de sua zona de conforto para sobreviver nesse mundo caótico, e tudo isso com um bebê.
Outro trunfo é ter uma história concisa e não perder tempo apenas enchendo linguiça, tudo que acontece gera consequência e Krasinski é hábil ao utilizar os planos detalhes para ajudar sua narrativa. Quando ele foca em um gesto, uma arma, um ou dois cilindros de ar, é porque eles irão fazer diferença em algum momento. Ele também se utiliza de clichês como jump scares, mas são tão bem arquitetados e contidos que realmente assustam ao invés de serem cansativos como em tantos outros filme do gênero.
Esta segunda parte perde bastante do suspense, uma vez que já conhecemos a ameaça, e inteligentemente investe mais na ação, não a ponto de descaracterizar o que havia funcionado no primeiro filme, mas para manter a tensão lá no alto, uma vez que nos importamos com esses personagens.
Emily Blunt está muito bem assumindo mais o protagonismo, mas o grande destaque é para Millicent Simmonds, que já impressionou no primeiro longa e aqui ganha anda mais destaque, principalmente com sua interação com Murphy, que por sua vez tem em seu personagem mais do que uma figura para simplesmente preencher o espaço deixado por Lee, mas mostra uma profundidade emocional muito grande.
Apesar de não querer ser uma grande sequência, apenas anabolizando o original, tanto que até a duração dos filmes são quase iguais, Um Lugar Silencioso – Parte II acaba passando um ar mais episódico, deixando as portas abertas pra suas futuras continuações. Enquanto a qualidade e a essência forem mantidas eu com certeza não me importo de acompanha-los bem quietinho no meu canto.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.