PUBLICADO EM 12/03/2025

Vitória

 

Vitória

Fernanda Montenegro. Eu gostaria de abrir este texto apenas com isso, pois é tudo que você precisa saber sobre o filme. Claro existe o fato de ser uma obra adaptada do livro Dona Vitória Joana da Paz, escrito por Fábio Gusmão, que conta a história real de uma mulher que praticamente sozinha peitou o tráfico e a polícia e teve que viver o resto da vida no programa de proteção a testemunhas.

Mas novamente, mesmo com uma história extremamente interessante, o ponto alto do filme é Fernanda Montenegro, que no auge dos seus 95 anos, entrega uma performance incrível e emocionante.

A trama do filme  acompanha Dona Nina (Montenegro), uma senhora que vive em uma favela cercada de violência. Certo dia, ela decide documentar os crimes por conta própria, a partir de filmagens registradas em fitas VHS, feitas da janela de sua casa na zona sul do Rio de Janeiro. A história é baseada no caso real envolvendo Joana da Paz, mulher que foi a responsável por desmascarar uma grande quadrilha de traficantes e policiais corruptos.

O primeiro terço do filme parece dar algumas voltas em torno de si mesmo sem sair do lugar, mas quando a trama começar a se desenrolar, principalmente com a entrada do repórter interpretado por Alan Rocha, o ritmo melhora bastante.

Há também alguns exageros na trama que as vezes fazem o longa se assemelhar mais a uma novela das 21h da Globo do que qualquer outra coisa, mas graças a grande presença de Fernanda Montenegro o filme nunca descamba pra nada muito caricato ou de falso moralismo.

Fazendo o simples, deixando sua protagonista brilhar e a história falar por si própria, Vitória sai com um saldo positivo e nos encanta em poder ver o que deve ser a última atuação de Montenegro nas telonas. Que ótimo momento para o cinema nacional e que bom que o legado dela sempre estará conosco.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e X antigo Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS