Wicked é a adaptação do popular musical da Broadway escrito por Winnie Holzman e com músicas de Stephen Schwartz, baseado no livro de Gregory Maguire, lançado em 1995, que por sua vez expande a mitologia criada por L. Frank Baum nos livros de O Mágico de Oz, que datam desde 1900. As várias adaptações em diversas mídias mostram a força e popularidade da obra. Na verdade uma adaptação cinematográfica de Wicked já era especulada há anos, mas finalmente ganhou vida.
O filme mostra a história não contada das bruxas de Oz, Elphaba (Cynthia Erivo), uma jovem incompreendida por causa de sua pele verde incomum, que ainda não descobriu seu verdadeiro poder; e Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular, ambiciosa que só quer saber de privilégios e ainda não conhece a sua verdadeira alma. As duas se encontram como estudantes na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, e se tornam grandes amigas, uma afinidade improvável, mas profunda.
Provavelmente um dos principais motivos de Wicked ser tão popular é o foco justamente na relação das duas bruxas, num estilo young adult e também a subversão da simples história do bem contra o mal. É basicamente um retcon do mundo de Oz, mas que nã deixa de ser interessante e trazer um viés moderno para esse mundo fantástico.
É importante ressaltar que mesmo a obra sendo tão popular este que vos fala não conhecia muito sobre Wicked, então esta foi minha primeira experiência completa, e foi uma grata surpresa. Somos apresentados a uma nova perspectiva deste mundo Mágico de Oz, que é bem construído e cheio de cores, mas que também pode esconder alguns mistérios sombrios.
O último trabalho do diretor Jon M. Chu foi Em um Bairro de Nova York (2021), outra adaptação de um famoso musical da Broadway, o que o gabaritou para assumir esse projeto, mas a escala aqui é completamente diferente, com um orçamento e expectativas muito maiores, e ele corresponde muito bem, todos os números musicais são muito bem coreografados e cheios de vida.
A dupla protagonista também está ótima, Cynthia Erivo tem uma voz poderosa e consegue entregar os momentos mais dramáticos plenamente, e Ariana Grande está perfeita como a boba e superficial Glinda, ela carrega quase todas as cenas de humor do filme, que funcionam muito bem.
O musical tem originalmente aproximadamente 2h40 de duração, que é a duração apenas desta primeira parte da adaptação de Wicked, e fica claro que existem elementos ali apenas para preencher o tempo de filme, mas o fim deste primeiro ato é de fato muito empolgante e deixa o gostinho de quero mais.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.