A presença de outros países, principalmente dos EUA, nos países do Oriente Médio, sempre foi um agravante em situações que já são extremamente complicadas por questões territoriais e culturais, em Missão Sobrevivência (Kandahar no original), é feita uma pequena autocrítica, mas de forma não muito efusiva, com uma ação competente.
Na trama, Tom Harris (Gerard Butler) é um agente secreto da CIA que está em uma ação no Oriente Médio. Depois de ter sua missão e identidade reveladas, Harris se vê encurralado no coração de um território hostil. Para escapar, ele e Mohamed (Navid Negahban), seu tradutor, precisam sair do deserto e chegar o mais rápido possível em uma base em Kandahar, fugindo de forças de elite inimigas e de espiões internacionais que querem matá-los.
Toda a introdução é usada para botar as peças no tabuleiro, e isso faz com que a parte da ação, demore a realmente a deslanchar. Quando isso ocorre temos boas perseguições de carro pelas ruas movimentas e deserto da Arábia Saudita, onde o longa foi filmado. Trocação franca de tiros também está presente, a direção de Ric Roman Waugh é bastante firme e funcional. Algumas cenas noturnas no deserto são muito escuras, m acaba que aumentam um pouco o suspense e a tensão, não necessariamente de forma intencional.
Butler consegue fazer esse tipo de papel com o pé nas costas, inclusive passando por uma fase bastante prolífica de sua carreira. Ele entrega a presença e carisma necessários para este tipo de herói durão e solitário que só quer voltar para sua família, por mais distante, física e psicologicamente, que ele possa estar dela.
Negahban tem o maior peso dramático em suas costas, e consegue segurar a bronca em momentos chave do filme e a conexão entre os dois protagonistas é bem convincente. Os vilões do filme deixam a desejar, até porque as vezes é meio confuso entender quem é que está atacando desta vez, Estado Islâmico? Milícia Iraquiana? Mercenários Paquistaneses?
Apesar de um roteiro simples, é bastante funcional, e graças a presença de Butler, Missão de Sobrevivência consegue entregar uma ação muito honesta com um fundo dramático que funciona, mesmo não tendo uma grande orçamento por trás.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.