Lenda do cinema, Robert De Niro, vem já a algum tempo alternando entre projetos mais sérios como Coringa e O Irlandês com comédias mais leves como Em Guerra com o Vovô e Vigaristas em Hollywood, e seu novo filme Meu Pai é um Perigo está alinhado com os últimos dois exemplos.
Baseado na vida do comediante Sebastian Maniscalco, que protagoniza o filme, o longa retrata a relação entre Sebastian e seu pai Salvo Maniscalco (De Niro). Quando o filho fala para seu pai que vai pedir a mão de sua namorada em casamento, o pai insiste em passar um final de semana na casa dos pais da futura noiva, onde os estilos de vida diferentes acabam se chocando.
Grandes questões rodeiam a trama, como imigração, conflito geracional e diferenças de classe, tudo abordado pelo viés cômico, mas mesmo com esses temas interessantes o filme não consegue extrair boas piadas ou situações constrangedoras o suficiente. Todo o dilema dele sentir vergonha do pai faria mas sentido se ele fosse um adolescente que se irrita por qualquer coisa.
Existem três grandes momentos de conflito de Salvo com a família de Ellie (Leslie Bibb), o primeiro, durante um almoço, não gera repercussão nenhuma. O segundo, devido a um corte de cabelo, tem um momento de conflito mas logo é esquecido por um pedido de desculpas, e o terceiro no jantar, é abafado pelo seu filho, ou seja, nada tem realmente um impacto necessário para justificar toda essa apreensão de como a família da noiva vai reagir ao jeito do seu pai.
Existem passagens de comédia que podem funcionar dependendo do seu tipo de humor, mas não chegaram a me cativar. O grande destaque é De Niro, sua presença na tela é gigante, e mesmo com um roteiro raso consegue tirar leite de pedra. Sebastian Maniscalco por vezes apela para um humor físico mas sem muito sucesso, é difícil imaginar ele nesse papel se não fosse um projeto extremamente pessoal.
Os personagens secundários pouco tem a oferecer, os irmão são bem chatos e desnecessários e Ellie sofre com um white people problem. Meu Pai é um Perigo aposta no seguro até demais e não cativa ou surpreende de forma alguma, temas são desperdiçados e o humor é questionável, valendo apenas pra quem é muito fã de Robert De Niro.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.