A arte da capa da HQ nacional Castanha do Pará, escrita e desenhada por Gidalti Moura Jr. foi censurada numa exposição que ocorre Parque Shopping Belém, no Pará. A HQ foi a primeira ganhadora do prêmio Jabuti, maior premiação de literatura nacional, na recém inaugurada categoria História em Quadrinhos, ano passado.
Gidalti foi convidado a participar da exposição justamente por ter sido premiado com sua hq independente, e teve sua obra censurada após um comentário nas redes sociais de um policial militar se sentir ofendido com a representação da arte. A crítica á obra ganhou repercussão após ser impulsionada por um grupo intitulado “Guerreiros do Pará”.
Gidalti ficou sabendo do ocorrido após sua obra já ter sido censurada, e se manifestou:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1210933269009988&set=p.1210933269009988&type=3&theater
O Shopping e a Coordenação da Exposição também deram notas de esclarecimento sobre o ocorrido, a segunda afirmando que a os frequentadores se sentiram ofendidos com a “cena de violência” num espaço onde frequentam crianças e que a obra será substituída por outra do mesmo artista:
https://www.facebook.com/ParqueShoppingBelem/posts/1740833952628781
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.