Livro: A Guerra pela Uber
Autor: Mike Isaac
Tradução: Alexandre Raposo | Bruno Casotti | Leonardo Alves
SINOPSE: Como o ex-CEO da Uber se transformou em um dos líderes mais bem-sucedidos e odiados do mundo.
Em junho de 2017, Travis Kalanick, o agressivo CEO da Uber, foi deposto em uma reunião do seu próprio conselho diretor, em um golpe que levou a um ano brutal para a gigante do transporte. A Uber estava no topo do mundo da tecnologia, mas para muitos a empresa era justamente o símbolo do que havia de mais podre no Vale do Silício.
Apoiada por bilhões em dólares de capital de risco e liderada por um fundador impetuoso e ambicioso, a empresa prometeu revolucionar a maneira como pessoas e mercadorias se deslocam. Praticamente um “unicórnio” instantâneo, a Uber parecia estar ao lado de Amazon, Apple e Google como um titã da tecnologia.
O que se seguiu se tornaria quase uma lição de moral sobre os perigos da cultura das start-ups e um exemplo vívido de como a adoração cega aos seus fundadores pode ser um grande equívoco. O premiado jornalista do The New York Times Mike Isaac relata as batalhas da Uber com associações de taxistas, a cultura interna tóxica da empresa e as táticas para destruir qualquer obstáculo que estivesse impedindo o domínio do setor. Com bilhões de dólares em jogo, Isaac mostra como os capitalistas de risco afirmaram seu poder e assumiram o controle da start-up, enquanto ela se esforçava para alcançar seu fatídico IPO.
Com base em centenas de entrevistas com funcionários atuais e antigos da companhia, além de documentos inéditos, A guerra pela Uber é uma história de ambição e mentiras, riqueza obscena e mau comportamento que explora como a inovação tecnológica e financeira culminou em um dos períodos mais catastróficos da história corporativa americana.
“A Guerra pela Uber” é um livro que vai muito além do que a premissa sugere. Embora a história da empresa de Travis Kalanick seja o foco principal assuntos como empreendedorismo, persistência, determinação, negócio de risco, investimentos, apple e diversas outras impressa tecnológicas são também pontos importantes contidos na narrativa.
Eu adorei a leitura e conhecer detalhes sobre a empresa que uso diariamente foi bem interessante. Fiquei encantada com o quanto o autor Mike Isaac soube tratar o assunto com imparcialidade, ele descreve fatos sem deixar que sua opinião pessoal influenciasse na minha visão daquilo que estava lendo.
“Os dados de Kalanick mostraram que bastava o cliente usar o Uber uma média de 2-7 vezes para se tornar um cliente vitalício: o produto era bom a esse ponto”.
Inteligente, presunçoso, arrogante e muito persistente Kalanick fez de tudo para que sua empresa se tornasse grande e diferente da maioria ele queria que, além de grande, ela pudesse MUDAR O MUNDO, revolucionar. E foi exatamente o que ele fez. A Uber revolucionou a área de transporte através de um aplicativo de celular, quebrando paradigmas e enfrentando os velhos sistemas.
Uma leitura para quem, assim como eu, tem curiosidade e ama um bom não- ficção cheio de informações interessantíssimas de se conhecer.
“Adoro fazer coisas que as pessoas acham que são impossíveis”.
Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.