PUBLICADO EM 09/02/2024

Bob Marley: One Love

 

Bob Marley: One Love

Bob Marley é uma das personalidades mais conhecidas do mundo em se tratando de música, considerado o Rei do Reggae, difundiu o ritmo de forma massiva por todo o mundo, juntamente com sua mensagem de paz e contra injustiças sociais.

Na trama do filme Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) já é reconhecido mundialmente por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Mas mesmo famoso, a violência em seu país era uma realidade e chega até Marley e sua esposa Rita Marley (Lashana Lynch).

É um acerto da produção reduzir o recorte da vida do astro, focando no show gratuito que ele promovia para selar a união na Jamaica frente a eleições extremamente divisivas que estavam gerando conflitos civis violentos fomentados por milicias, que resultaram no atentado à sua vida.

O filme faz digressões e volta ao passado mostrando pontualmente um pouco da infância do cantor, o início do relacionamento com sua esposa e de sua carreira musical, dando um bom ritmo ao filme, mas deixando claro que o foco não é contar toda a vida de Bob, mas naquele momento específico de conflito político na Jamaica, sua estadia na Europa e os anos próximos de sua prematura morte devido ao câncer de pele.

Há bons momentos de shows e em estúdio, onde Ben-Adir incorpora bem os trejeitos de Marley e até seu jeito de falar, embora na hora de cantar seja dublado pela voz original e inconfundível do cantor. Confesso que em pelo menos dois momentos mais intimistas onde ele está apenas com o violão, fiquei na dúvida se estava mesmo dublando. De qualquer forma, isso é um bom sinal. Lashana Lynch também está muito bem, com uma força e presença que engrandecem sua personagem.

O filme segue bem o padrão atual de cinebiografias, não deixando muito a desejar, mas nem chegando a encher os olhos, o que teria sido muito bem vindo se tratando de uma figura tão emblemática quanto Bob Marley.

O fato da família de Marley estar envolvida na produção pode ter ajudado a deixar o longa mais chapa branca, e focando bastante na música e na fé rastafari do cantor. De qualquer forma é uma boa introdução pra quem não conhece muito da vida do astro, e boa homenagem para os fãs de sua música.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram, e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  3.5

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS