PUBLICADO EM 13/04/2023

Cannes 2023 – Firebrand, do diretor Karim Aïnouz, disputa Palma de Ouro

 

Cannes 2023 – Firebrand, do diretor Karim Aïnouz, disputa Palma de Ouro

O diretor brasileiro Karim Aïnouz (A Vida Invisível, Praia do Futuro) irá disputar o prêmio Palma de Ouro no 76º Festival de Cannes com o filme “Firebrand“. O anúncio aconteceu em coletiva de imprensa em Paris nesta quinta-feira (13).

O drama de época aborda o casamento entre o rei Henrique VIII da Inglaterra (Jude Law) e a rainha Catarina Parr (Alicia Vikander).

Aïnouz não é o único representante brasileiro em Cannes, que também terá Kleber Mendonça Filho (Bacurau), com o documentário “Retratos Fantasmas”, que estreia em sessão especial do Festival, e o curta-metragem “A Flor do Buriti”, co-dirigido por Renée Nader Messora, ao lado do português João Salaviza.

O Festival de Cannes 2023 terá Ruben Östlund (Triângulo da Tristeza) como presidente do júri que decidirá o vencedor da Palma de Ouro, e exibições especiais de blockbusters fora da competição como “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” e “Killers of the Flower Moon” de Martin Scorsese.

Competição (Palma de Ouro)

  • Club Zero, de Jessica Hausner
  • The Zone of Interest, de Jonathan Glazer
  • Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
  • Les Filles d’Olfa, de Kaouther Ben Hania
  • Asteroid City, de Wes Anderson
  • Anatomie d’une Chute, de Justine Triet
  • Monster, de Kore-eda Hirokazu
  • Il Sol dell’Avvenire, de Nanni Moretti
  • L’été Dernier, de Catherine Breillat
  • Kuru Otlar Ustune, de Nuri Bilge Ceylan
  • La Chimera, de Alice Rohrwacher
  • La Passion de Dodin Bouffant, de Tran Anh Hun
  • Rapito, de Marco Bellocchio
  • May December, de Todd Haynes
  • Jeunesse, de Wang Bing
  • The Old Oak, de Ken Loach
  • Banel e Adama, de Ramata-Toulaye Sy
  • Perfect Days, de Wim Wenders
  • Firebrand, de Karim Aïnouz

UN CERTAIN REGARD

  • Le Règne Animal, de Thomas Cailley
  • Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno
  • How to Have Sex, de Molly Manning Walker
  • Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani
  • Kadib Abyad, de Asmae El Moudir
  • Simple Comme Sylvain, de Monia Chokri
  • A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora
  • Los Colonos, de Felipe Gálvez
  • Augure, de Baloji Tshiani
  • The Breaking Ice, de Anthony Chen
  • Rosalie, de Stéphanie Di Giusto
  • The New Boy, de Warwick Thornton
  • If Only I Could Hibernate, de Zoljargal Purevdash
  • Hopeless, de Kim Chang-hoon
  • Terrestrial Verses, de Ali Asgari e Alireza Khatami
  • Rien à Perdre, de Delphine Deloget
  • Les Meutes, de Kamal Lazraq

Fora da Competição

  • Jeanne Du Barry, de Maïwenn (filme de abertura do festival)
  • Indiana Jones e a Relíquia do Destino, de James Mangold
  • Cobweb, de Kim Jee-woon
  • The Idol, de Sam Levinson
  • Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese
  • Kennedy, de Anurag Kashyap
  • Omar la Fraise, de Elias Belkeddar
  • Acide, de Just Philippot
  • Kubi, de Takeshi Kitano
  • Bonnard, Pierre et Marthe, de Martin Provost
  • Cerrar Los Ojos, de Victor Erice
  • Le Temps d’Aimer, de Katell Quillévéré
  • Man in Black, de Wang Bing
  • Occupied City, de Steve McQueen
  • Anselm (Das Rauschen der Zeit), de Wim Wenders
  • Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho

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SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


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