PUBLICADO EM 23/11/2020

Convenção das Bruxas

 

Convenção das Bruxas

Convenção das Bruxas é mais uma adaptação do livro de Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolate e Matilda), onde acompanhamos um jovem garoto e sua vó tendo que lidar com terríveis bruxas que querem transformas todas as crianças do mundo e ratos.

É impossível não fazer logo de cara comparações com a adaptação de 1990, protagonizada por Anjelica Huston. A atriz tinha uma presença marcante, ameaçadora e hipnotizante ao mesmo tempo, e após a transformação na sua verdadeira forma de bruxa, ela se tornava medonha e nojenta. Tudo que é dito de Huston pode ser dito ao contrário de Anne Hathaway, numa atuação extremamente canastrona, com direito a um sotaque beirando o ridículo.

Mas fora a atuação desastrosa de Hathaway, o cgi do filme tampouco convence. Um dos motivos do filme de 1990 causar tanto impacto era os efeitos práticos e a maquiagem grotesca das bruxas, e isso é mérito da produção de Jim Henson. Talvez se pensarmos numa produção direto para o streaming, como foi o caso nos EUA devido a pandemia de covid-19, até possa se relevar, mas temos que pensar que o longa era uma produção feita para os cinemas, e com Robert Zemecks na direção e Guillermo Del Toro na produção, era de se esperar algo um pouco mais elaborado.

Mesmo sendo voltado para um público infantil o longa consegue subestimar a inteligência de qualquer criança, a ponto do personagem ter que explicar em voz alta algo que acabamos de ver.

É bem verdade que Octavia Spencer, como a vó da criança, até tenta trazer algo de bom para o filme, mas esbarra também na interação com os ratos de cgi. Há também de se destacar que está versão não altera o final do livro, igual o longa de 90.

Enfim, esta nova Convenção das Bruxas, falha em divertir ou em dar medo, por menor que seja, em qualquer um e o filme de 90, mesmo estando longe de ser perfeito, ainda é uma melhor opção de entretenimento.

Nós estamos no Facebook e você também pode nos achar no Instagram e Twitter, curta as páginas e fique por dentro do UNIVERSO REVERSO.

 

  2

 

SOBRE O AUTOR

Vinicius Lunas

Um rapaz simples de gosto requintado (ou não). Curto de tudo um pouco (cinema, tv, games, hq, música), bom em particularmente nada. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, mas desde os 14 anos formando um bom gosto musical.

 

 


RELACIONADOS